11 de fevereiro de 2008

Informes Literários

3,4 milhões de livros para 17 mil bibliotecas
Bibliotecas de 17.049 escolas públicas de ensino médio receberão 3,4 milhões de livros entre obras de referência, de pesquisa e literários. Os títulos serão distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca da Escola para o Ensino Médio (Pnbem), uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), lançado em abril de 2007. Cada acervo é composto de 139 títulos, selecionados pela Secretaria de Educação Básica (SEB) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
Clique aqui para saber mais.
-
Olimpíada de Língua Portuguesa
A partir do dia 19 de fevereiro estarão abertas, para seis milhões de alunos das escolas públicas, as inscrições para a 1ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Além de levar os estudantes a reforçarem seus estudos, a olimpíada terá investimentos na formação de professores e atividades como oficinas de leitura e encontros estaduais, regionais e nacional. O tema central será “O lugar onde vivo”, que poderá ser desenvolvido em forma de poesia, memória e artigo de opinião. Para ajudar os alunos a se preparar, os professores receberão um Caderno de Orientação do Professor, com idéias para discutir a temática em sala de aula.
-
As mais belas livrarias do mundo
O jornal inglês The Guardian publicou no começo de janeiro uma lista do que considera as dez livrarias mais bonitas de todo o mundo. A mais bela, na opinião do crítico Sean Dodson, é uma livraria holandesa instalada em uma igreja antiga da cidade de Maastricht. Logo em seguida vem El Ateneo, livraria de Buenos Aires montada onde antes era um teatro. Em terceiro, a Livraria Lello, do Porto. Em quarto, Secret Headquarters, de Los Angeles. E em quinto, a escocesa Borders.
Clique aqui para conferir a lista completa.
-
Feria Internacional del Libro Cuba 2008
Começa nesta quarta, dia 13 de fevereiro, a 17ª Feira Internacional do Livro de Havana. Além de Parque Morro-Cabaña, sua sede tradicional, a feira se estenderá por outros cinco pontos de Havana, além de 44 livrarias de 15 municípios da região. No dia 24 de fevereiro, a primeira etapa é finalizada e é então levada a outras 40 cidades cubanas, encerrado-se no dia 9 de março.
Para acessar o site oficial da feira, clique aqui.

Circuito de feiras literárias - fevereiro 2008

XVII Feira Internacional do Livro de Havana (Cuba)
De 13 a 24 de fevereiro
http://www.cubaliteraria.com/

New Dehli World Book Fair (Índia)
De 2 a 10 de fevereiro
http://www.nbtindia.org.in/

Taipe International Book Exhibition (Taiwan)
De 13 a 18 de fevereiro
http://www.tibe.org.tw/

Vilnius Baltic Book Fair (Lituânia)
De 21 a 24 de Fevereiro
www.litexpo.lt/en/main/index

Nenhum comentário: