13 de fevereiro de 2008

O filósofo do Beco da Lama

Gravura: Franklin Serrão
José Helmut Cândido é uma das figuras mais interessante que perambula pelo centro de Natal. Homem de pouca conversa, sempre carrega um cigarro no canto da boca, tornando ainda mais visível sua cara carrancuda, em constante mal humor. Poeta, escritor, artista plástico, cantor, jogador de sinuca e boêmio inveterado, não dispensa uma talagada de cachaça a qualquer hora do dia ou da noite.

Nas manhãs azuis de sábado, Helmut é figurinha fácil de se encontrar no Sebo Vermelho, jogando sinuca apostando no seu taco (Helmut só joga a dinheiro), recitando versos de Camões - porque ele tem na memória todos os versos contidos n'Os Lusíadas – ou cantarolando as canções de Nelson Gonçalves, quando fica absorto por lembranças traquinas.

Ano passado, o filósofo do Beco foi destaque na revista Piauí, de circulação nacional, por ter escrito suas proezas como o carteiro de Câmara Cascudo no livro “O Carteiro de Cascudinho”, lançado pela Sebo Vermelho Edições. No livro, Helmut narra os ligeiros contatos com Câmara Cascudo, na época em que trabalhava nos Correios.

Atualmente, Helmut está empolgado com as escrituras de suas memórias, cujas páginas escritas são pagas, uma a uma, pelo editor do Sebo Vermelho, Abimael Silva, ao preço de 2 dinheiros. Embora Helmut receba soldos proveniente de uma aposentadoria, a grana ajuda a inebriar seus dias com cachaça da boa e cigarro arromba-peito.

Veja mais fotos , poemas, livros e texto de Helmut no blog que os amigos fizeram para o filósofo:
-

Nenhum comentário: