29 de março de 2008

Natal sediará congresso internacional de poesia


Foto e texto: Alexandro Gurgel
-
Mantendo uma tradição erudita, onde o Dia Nacional da Poesia é comemorado com fervor pelos intelectuais, a cidade do Natal será a sede do “1º Congresso de Poetas del Mundo”. Sob o título "Natal, um Mar de Poesia e Paz”, o evento será realizado de 24 a 31 de maio, com apresentações, palestras, declamação, leitura, oficinas, entre outras performances. Tudo acontece simultaneamente em vários pontos da cidade e no Centro de Convenção de Natal.

“Poetas Del Mundo” é um movimento mundial presente em mais de 100 países, com o objetivo de agregar esforços e talentos de poetas de todas as nações num trabalho pela Paz mundial, em defesa da humanidade e da vida no planeta. É coordenado mundialmente pelo chileno Luiz Arias Manzo, (Secretário Geral) e pela brasileira Delasnieve Daspet (Sub-secretária e embaixadora no Brasil).

O Manifesto Universal dos Poetas Del Mundo é um vigoroso apelo em favor da vida e pela união entre os povos. Conta com embaixadores nos países membros e cônsules nos estados e municípios. Em Natal, o movimento é coordenado pela poetisa Deth Haak (foto), Cônsul dos Poetas Del Mundo para o Rio Grande do Norte. “É um momento único para a cultura brasileira congraçar e estimular a produção poética e discutir novos rumos, fomentando multiplicadores para os cinco continentes deste amado planeta”, disse a consulesa.

De acordo com Deth Haak, a idéia para trazer o evento à Natal surgiu em 2003, no Rio de Janeiro, durante uma reunião da Cúpula Mundial dos Poetas Del Mundo. Conforme a poetisa, o Rio Grande do Norte ganhou a honraria disputando com outros cinco Estados brasileiros. “Inundaremos a cidade com poesia e com poesia reivindicaremos um mundo melhor para os que nesse planeta habitam. Abordaremos e seremos porta-vozes da natureza pela preservação da vida, não por modismo e sim por concebermos o compromisso com dom de poetar”, declarou.

O “1º Congresso de Poetas Del Mundo” tem apoio do Governo do Estado do RN através da Fundação José Augusto, que viabilizará recursos financeiros e já disponibilizou uma sala na própria FJA para a comissão organizadora do congresso. A FJA também intermediará a alocação de patrocínio das Leis de Incentivo à cultura. “É preciso que a cidade entenda que um evento desse porte precisa de parcerias com a iniciativa privada e com os órgãos públicos”, ressaltou a consulesa.
-
Poetas potiguares engajados

O “1º Congresso de Poetas Del Mundo” tem a parceria da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN, além de vários bardos natalenses trabalhando em prol do evento. Conforme Deth Haak, cada cônsul em todo Brasil está organizando suas delegações para vir à Natal. Ela alerta para que ninguém fique esperando um “avião lotado de poetas portugueses”. Ela garante que a maioria dos países mandará seus embaixadores e cônsules para o evento em Natal.
-
De Currais Novos, a poetisa e escritora Maria José é uma consulesa, representante seridoense do evento e promete trazer vários poetas da região para o congresso. Segundo Maria José, os novos poetas currais-novenses que vão participar do evento estão mantendo uma tradição que vem de José Bezerra Gomes e Luís Carlos Guimarães. “O Congresso de Poetas Del Mundo será uma oportunidade para construir uma integração da poesia seridoense com o mundo”, disse Maria José.

Em Mossoró, o cônsul dos Poetas Del Mundo é o poeta Caio Muniz, presidente da POEMA (Poetas e Prosadores de Mossoró), que garante fazer um trabalho junto aos poetas da Terra de Santa Luiz com intenção de mobilizá-los para uma participação maciça em Natal. De acordo com o cônsul mossoroense, já está garantida as presenças dos poetas Antonio Francisco, Rogério Dias e Cid Augusto. “É essencial a presença da poesia mossoroense nesse evento”, garantiu.

Deth Haak espera que outras cidades enviem seus poetas em delegações. Porém, ela também acredita que muitos poetas vêm por conta própria, gastando do próprio bolso. A consulesa explicou que o congresso não tem a pretensão de ser um mega evento por causa dos altos custos para chegar a cidade. “Se a gente reunir em Natal umas 800 pessoas em torno do 1º Congresso de Poetas Del Mundo já é grande coisa”, ressaltou.

A consulesa também destaca o apoio do Natal Convention Bureau que convidou a poeta Delasnieve Daspet, embaixadora dos Poetas Del Mundo no Brasil, para conhecer a cidade no ano passado. Naquela oportunidade, a embaixadora foi homenageada com o Troféu Destaque Cultural 2007, na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte.
-
Matéria publicada no jornal O Mossoroense.

Nenhum comentário: