13 de março de 2008

Roteiro para celebrar o Dia Nacional da Poesia em Natal - 14 de Março

Natal é uma das poucas cidades brasileira que celebra a poesia no seu dia. Nessa sexta-feira, 14 de março, Dia Nacional da Poesia, várias manifestações poéticas estão sendo organizadas na cidade do poeta modernista Jorge Fernandes. Veja a programação:
-
Café com Poesia
Na Fundação Capitania das Artes, a programação do Dia da Poesia começa às 8h, com um café da manhã que contará com a presença da poeta, compositora e escritora paranaense Alice Ruiz. Na ocasião serão entregues os prêmios Câmara Cascudo (prosa) e Othoniel Menezes (poesia) e, em seguida, Alice profere uma palestra para os presentes.
-
Versos na cidade
Desde a terça-feira que uma caravana da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins está percorrendo algumas escolas públicas do Estado recitando e contando estórias. Cerca de 30 instituições vão receber a visita dos artistas. A programação será encerrada amanhã, com uma programação que começa às 8h30, na Escola Manoel Vilaça e na Escola Padre Miguelinho, às 9h30, com o grupo Arte Viva. À tarde, o grupo se concentra na Praça Gentil Ferreira no Alecrim.
-
Poesia no ônibus
Quem utiliza o transporte público, também pode ser surpreendido, pois grupo de poetas irão se apresentar dentro dos ônibus. Eles fazem parte do Bonde Amarelo e irão fazer intervenções em ônibus de diferentes bairros.
-
Esquina Poética
Também será colocada em prática a Esquina Poética, com os poetas recitando poesias nas esquinas da cidade.
-
Cantoria de viola
Os que gostam de cantoria podem assistir aos violeiros Amâncio Sobrinho e Antonio Silva, às 15h30, na Praça Gentil Ferreira no Alecrim. No mesmo horário, o grupo Charanga do Riso se apresenta no Calçadão da João Pessoa (Centro da Cidade).
-
Poesia no Beco da Lama
No Beco da Lama, às 12h, poetas e amigos da poesia se juntam no Xerém Poético, um almoço de confraternização. A tarde segue com recitais, tribuna aberta e por volta das 17h um pocket show com Romildo Soares e Geraldinho Carvalho.
-
Chico César
O Dia da Poesia vai ser encerrado em grande estilo com shows D’Os Poetas Elétricos, seguido da atração nacional Chico César. O evento vai ser no Palácio da Cultura, a partir das 18h30, com entrada gratuita.
-
Zum zum zum poético no Sebo Vermelho
O Sebo Vermelho, localizado na Avenida Rio Branco - 705 - Cidade Alta, também festejará a data, com o tema Quero todo mundo nesse zumzumzum. A programação começa às 9h, com a exibição do vídeo Bruschy Vivo. Das 9h ao meio-dia estará montado o Ex-túdio memorex, ou seja, um equipamento de filmagem para que as pessoas possam dar depoimentos sobre os 30 anos de comemoração do Dia da Poesia. Às 10h ocorrerá os lançamentos dos seguintes livros e DVDs: Projeto Zero, de Bosco Lopes (1973); O Natal Clube e sua época, de Moysés Soares (1916); Paulo Bruscky: arte, arquivo e utopia, de Cristina Freire; Paulo Bruscky - intervenção urbana e filmes de artista. Às 10h30 haverá o debate com João da Rua sobre A poesia natalense no século passado. Em seguida, às 11h, será exibido o vídeo bruto Haroldo de Campos no salão dos grandes atos. Meia hora depois tem pocket show com os Poetas Elétricos, seguido do Coquetel de Livro e para encerrar terá a Caranguejada poética, no Bardallos (Rua Gonçalves Lêdo - Centro), a partir das 12h30.

Nenhum comentário: