28 de abril de 2008

Carta da Fazenda Pitombeira e as notícias da chuva no sertão do Seridó

- Nessa manhã de final de abril, recebo uma carta eletrônica do amigo Marcos Nepomuceno dando notícias da Fazenda Pitombeira, na Ribeira do Acari, e as chuvas em território seridoense. Vejam que maravilha:

"Rapaz, é muita agua. O sertão virou mar. Tive viajando pelo interior do Estado, visitando as sangrias dos açudes. Pra nós matuto véi beradeiro é de encher os ói de lágrima. O povo tá que é uma felicidade só. É festa pra tudo que é gosto nas paredes dos açudes. E tome forró, banho de chuva, de bica, de açude.... os modelos são dos mais variados: é veia de vestido, moiando os pé, uns véi mais afoito cum as calças enroladas até os 'jueios', tem uns muleques fera nos frexeiros e nos cangapés, uns biquinis bom de se oiá e uns nem tanto... a cahaça com imbu rola solta, o tira gosto de peba é iguaria fina, repartida reservadamente cuns amigos. Aparece uma galinha torrada com farinha que um cumpadre amostrado trás numa 'tapeuer' onde o convidado tem a preferência pela moela. Tem vendedor de tudo e é todo mundo muiado e cum fri, os beiço roxo, a ponta dos dedos engilhadas mas, ninguém arreda o pé. Mas amigo, o que não se ver é pedinte. 'Essmolé' tem não. O povo ainda tem vergonha e vontade de trabaiá. Tem uns priguiçoso é verdade. Culpa desses programas do governo, mode ganhá a eleição.
-
A fartura é certa. Já tem 'milho embonecando' e cozinhado de feijão colhido na hora, daqueles que o amigo tem plantado no 'Terreiro da Infância'.
-
1) O Gargalheira fazia muito tempo que não sangrava (foto tirada por esse retratista que vos reporta) lavou com mais 1 metro. A agua foi toda renovada. Beleza pura.
-
2) Currais Novos o 'Dourado' tinha mais de 13 anos que não molhava o sangrador. Resultado: o Rio desceu de barreira a barreira e povão lá na ponte apreciando a natureza.
-
3) O açude Boqueirão de Parelhas também esborrotou. Agua muita, e povão lá, agradecendo a Deus e ao Santo de Devoção.
-
4) E o Itans, lá em Caicó. É mundão dágua que faz medo. Deve de ter sido uma promessa muito boa pro mode incher um bicho daquele. A zoada do sangrador é ouvida de longe.
-
5) A barragem do Açu (ou é Assu?) botou dois metros de lambuja. A água desceu ligeira e braba alagando todo o vale. As plantações tudo perdida. Cidades alagadas. É prejuizo grande e é calamitosa a situação. Vai enricar um punhado de safado com essa 'estória' de recursos federais. Fazer o que, né!!!
-
6) E pra encurtar a prosa, todo esbarro dágua do pequeno ao graudo encheu e esborrotou. E teve uns que num aguentaram o tranco e 'arrombou' como se diz por essas bandas, e lá se foi a água embora e junto com ela a tristeza, pois, sertanejo puro, não blasfema contra os desejos de Deus. Conformado, apenas reza e agradece.

Lembra da Súplica Cearense?
-
Oh! Deus, perdoe este pobre coitado
Que de joelhos rezou um bocado
Pedindo pra chuva cair sem parar
-
Oh! Deus, será que o senhor se zangou
E só por isso o sol arretirou
Fazendo cair toda a chuva que há
-
Senhor, eu pedi para o sol se esconder um tiquinho
Pedir pra chover, mas chover de mansinho
Pra ver se nascia uma planta no chão
-
Oh! Deus, se eu não rezei direito o Senhor me perdoe,
Eu acho que a culpa foi
Desse pobre que nem sabe fazer oração
-
Meu Deus, perdoe eu encher os meus olhos de água
E ter-lhe pedido cheinho de mágoa
Pro sol inclemente se arretirar
-
Desculpe eu pedir a toda hora pra chegar o inverno
Desculpe eu pedir para acabar com o inferno
Que sempre queimou o meu Ceará.
-
Na Pitombeira é só alegria. O pasto tá cum a rama alta, agua por todo canto e em todo canto um encanto (papo isquisito né??). Mas, é verdade. É mocó, siriema, passarinho de todo tipo (proibido caçar - acredite é verdade), nambú.... a natureza se transforma, a alegria é contagiante. E tem também cachaça gelada, boi na invernada, casa arrumada, carne assada na lenha de angico, coalhada com rapadura, guiné torrado.... tem também amizade das boas, traquejada na sinceridade e despojada de interesse.
-
Se for feito as almas da Pitombeira, quando quiser apareça, é sempre bem vindo. E traga toda a famia, mode ver cumo um pobe passa bem.
-
No mais é agradecer a Deus por tudo.
-
Um abraço."
-
Marco da Pitombeira

Nenhum comentário: