10 de abril de 2008

Colégio inaugura sessão semanal e contínua de filmes



Por Leonardo Sodré

Com o objetivo de levar os nuances da arte para os estudantes e para a população natalense o Colégio Ciências Aplicadas começa nesta quarta-feira, às 19h30, o seu projeto CineAplicadas.
-
O projeto nasceu com a idéia de abrir para Natal uma programação de cinema com continuidade. Neste primeiro mês, o tema será Cinema e Literatura e o primeiro longa a ser exibido é a "Revolução dos Bichos" do diretor norte-americano John Stephenson.
-
Plínio Sanderson, idealizador do projeto, disse que a iniciativa do colégio é a de tentar despertar para o aluno e para a comunidade natalense "uma identidade cultural". Segundo ele, o CineAplicadas é a continuação de um projeto de incentivo a cultura que o colégio já realiza há algum tempo. "Tivemos uma programação dedicada ao Dia do Teatro e ao Dia da Poesia no mês passado e vamos promover mensalmente uma discussão ou evento ligado à arte e a cultura" informou Plínio.
-
Os temas do projeto mudarão mensalmente. Neste mês todos os filmes terão uma temática voltada para a literatura. Dentre as quatro exibições, dois filmes são baseados em obras que cairão no vestibular da UFRN, que são os filmes "Vidas Secas" e "Eles Não Usam Black Tie". O tema para o mês de maio e junho também estão fechados. "Em maio será Cinema e Artes Plásticas, em virtude do dia das artes plásticas que acontece em maio e em junho será Cinema e Música", informou Plínio Sanderson.
-
Para não ficar na exibição pela exibição, depois dos filmes irão ocorrer debates sobre as obras. Plínio informou que o projeto está sendo realizado em parceria com o Cineclube Natal e as exibições contarão com a presença de representantes do Cineclube para puxar o debate sobre os filmes. Sobre o futuro, existe a idéia que antes dos longa-metragens sejam exibidos curtas de produção local. "Pretendemos passar um curta de Alex Gurgel a partir da nossa segunda exibição" disse o idealizador do projeto.

As exibições acontecerão no auditório do Ciências Aplicadas na Rua Nossa Senhora de Lurdes, por trás da Caern, em Tirol. A entrada é franca.
-
O filme
Baseado no best-seller homônimo do consagrado escritor George Orwell, A Revolução dos Bichos faz uma alegoria a corrupção do poder na união soviética comandada por Josef Stálin. Revoltados com os mandos e desmandos do seu dono, os bichos de uma fazenda se revoltam e decidem tomar o poder. De posse da terra, criam novas regras e passam de oprimidos a opressores.

Nenhum comentário: