9 de abril de 2008

Informes Literários

Memória do Mundo
Está aberto o prazo para inscrição de candidaturas de acervos documentais nacionais à nominação no Registro Memória do Mundo do Brasil. Administrado pela Unesco, o Programa Memória do Mundo tem por missão aumentar a consciência e a proteção do patrimônio documental mundial e propiciar sua acessibilidade. Podem ser inscritos documentos ou conjunto documental, tanto de natureza arquivística quanto bibliográfica - textual, audiovisual, iconográfico ou cartográfico -, em suporte convencional ou digital. Outras informações: www.arquivonacional.gov.br/.
-
Prêmio Jabuti
A 50º edição do Prêmio Jabuti, promovido anualmente pela Câmara Brasileira do Livro, reconhecerá obras inéditas de autores brasileiros publicadas no Brasil entre 1º de janeiro e 31 de dezembro de 2007. Os vencedores de cada uma das 20 categorias receberão R$ 3 mil e os ganhadores dos prêmios Livro do Ano Ficção e Livro do Ano Não-Ficção levam R$ 30 mil cada. Inscrição e outras informações: www.premiojabuti.com.br/.
-
Artes Visuais
O Programa Rumos Itaú Cultural lançou editais para serem executados no período de três anos. Em Artes Visuais, os selecionados participarão de exposições coletivas, divulgação do trabalho em catálogos e concorrerão a quatro bolsas de ateliê-residência. Editais e outras informações: www.itaucultural.org.br/rumos/.
-
Prêmio Leya
A empresa editorial portuguesa Leya lançou um prêmio que dará 100 mil euros ao melhor romance inédito em língua portuguesa. Os romances premiados serão publicados por uma ou mais editoras do grupo e vão ser distribuídos simultaneamente em todos os países que adotam o português como língua oficial. O vencedor do prêmio será anunciado na Feira do Livro de Frankfurt, em outubro. Regulamento e outras informações: www.leya.com/.
-
Prêmio Ibero-americano
O Prêmio Ibero-americano SM de Literatura Infantil e Juvenil 2008 está com inscrições abertas para escritores vivos que tenham trabalhos dedicados ao público infantil e juvenil e de relevância para o âmbito ibero-americano. Os candidatos deverão ser apresentados por instituições culturais ou educativas, associação ou grupo de pessoas relacionadas com a literatura infantil e juvenil. O prêmio, no valor de 30 mil dólares, será entregue durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara. Convocatória e outras informações: http://www.cerlalc.org/
-
18 de abril: Dia Nacional da Literatura Infantil e aniversário de Monteiro Lobato
José Bento Monteiro Lobato, um dos maiores escritores da literatura infanto- juvenil brasileira, nasceu em 18 de abril de 1882, em Taubaté (SP). É nessa data que se comemora o Dia Nacional da Literatura Infantil. O autor viveu como fazendeiro, foi advogado e editor de sucesso, mas em 1917, insatisfeito com as traduções de livros europeus para crianças, escreveu sua primeira história infantil, A menina do Narizinho arrebitado. As histórias do autor recuperavam costumes da roça e lendas do folclore nacional e misturavam-os com elementos da literatura universal, da mitologia grega, dos quadrinhos e do cinema. No dia 4 de julho de 1948, Lobato virou “gás inteligente” - o modo como costumava definir a morte. A data do Dia Nacional da Literatura Infantil tornou-se oficial por meio da Lei nº 10.402, de 8 de janeiro de 2002. Leia mais.
-
MEC tem proposta para implementação da reforma ortográfica já em 2009
Uma comissão do Ministério da Educação elaborou uma proposta para que a reforma ortográfica da língua portuguesa comece a ser implementada já em janeiro do ano que vem, ao invés de 2010, como estava previsto. Segundo informações da Folha de S.Paulo (acesso restrito a assinantes), a proposta partiu da Comissão para Definição da Política de Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Promoção da Língua Portuguesa, e foi apresentada na semana passada ao ministro da Educação Fernando Haddad para apreciação. A idéia é que as novas normas funcionem em simultâneo com as antigas até 2011, quando o texto de todos os documentos oficiais terá de estar de acordo com as mudanças estabelecidas pela reforma.

Um comentário:

Iara Maria Carvalho disse...

Caro Alex, o meu blog Mulher na Janela voltou a funcionar...

Quando tiver um tempinho, vá lá prosear...

Um beijo...

Iara