17 de abril de 2008

Informes Literários

Prêmio VivaLeitura no ar
Está no ar desde o começo deste mês o site do prêmio VivaLeitura, iniciativa que estimula e reconhece as melhores experiências de incentivo à leitura. O portal traz informações sobre as edições anteriores do prêmio, além do regulamento e formulário de inscrição para a edição de 2008. O período de inscrições vai até 8 de julho e os 15 finalistas serão anunciados em outubro. Leia mais.

Inscrições abertas para o 5º Prêmio de Literatura Juvenil Ferreira de Castro (Portugal)
Estão abertas até 21 de julho as inscrições para o prêmio literário português Ferreira de Castro. O concurso é destinado a jovens brasileiros, residentes dentro e fora do Brasil, e visa estreitar as ligações literárias entre Portugal e Brasil. Podem se inscrever pessoas de 12 a 20 anos, com obras em prosa ou em poesia, sem limite de tamanho ou tema. Veja o regulamento.

Concurso usa vídeos para promover a literatura
O desafio era fazer um filme curto que mostrasse o gosto pela biblioteca e/ou pelos livros. No concurso intitulado “BiblioFilmes – Livros, Bibliotecas, Acção!” promovido por professores portugueses no Youtube foram inscritos vídeos de Angola, Portugal e Brasil. O concurso, que tem como objetivo promover a leitura, admitiu vídeos com duração entre 30 segundos e três minutos. A iniciativa integra o Plano Nacional de Leitura do Governo de Portugal e está agora na fase de votação popular. A urna virtual fica aberta até 23 de Abril, Dia Mundial do Livro.

Semana Monteiro Lobato na Livraria Unesp
O Dia Nacional da Literatura Infantil, 18 de abril, é também a data de nascimento do homem que dedicou sua vida a fazer “livros onde as nossas crianças possam morar”: Monteiro Lobato. Em sua homenagem, a Fundação Editora da Unesp e a Livraria Unesp, com apoio da Editora Globo, promovem a Semana Monteiro Lobato, que vai do dia 18 a 30 de abril (de segunda a sexta, das 9h às 19h, e sábados, das 9h às 13h). O evento acontece na Livraria Unesp, na Praça da Sé 108, no mesmo local em que Lobato instalou sua própria editora, nos anos 20. A exposição conta com livros do e sobre o autor, painéis informativos e vídeo com a história de Monteiro Lobato e sua produção literária. Mais informações.

Mesmo subsidiados, livros técnicos ainda são de difícil acesso
Um estudo feito pelo Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas para o Acesso à Informação da Universidade de São Paulo (USP) mostrou que, ainda que recebam subsídio em todas suas etapas de produção, os livros técnicos ainda são restritos no mercado. Os motivos vão da falta de políticas públicas de difusão de temas científicos a títulos esgotados. Outro fator que dificulta o acesso ao conteúdo das publicações técnicas por estudantes universitários são as restrições legais à cópia das obras. Segundo matéria sobre a pesquisa publicada pelo jornal O Estado de S. Paulo , de 39% a 44% dos livros publicados nessas áreas são resultado de pesquisas feitas com financiamento oficial.

Semana agitada no mundo literário português
Terminou no último domingo (13) a Feira do Livro de Braga. O homenageado deste ano foi o autor José Saramago, 10 anos após ter recebido o Prêmio Nobel. Os visitantes puderam adquirir livros com descontos e assistir apresentações culturais. Nesta semana que entra, outro evento literário acontece em Portugal, dessa vez na capital: o Letras em Lisboa, que reunirá escritores lusófonos para discutir a identidade e a diversidade da literatura em língua portuguesa. Visite o blog do evento.

Um comentário:

Maria Maria disse...

Alex, muito boa a mat�ria sobre o selo teatro potiguar. Costumo louvar essas iniciativas. Olha, irei a Martins nesse final de semana e j� posso sentir, pelo grandeponto, que meus olhos ser�o lavados pela beleza do lugar. Ir�o Maria Jos� Mamede(irm� de Zila)e eu, apresentar nosso trabalho a convite da Secretaria de Educa�o do munic�pio de Martins. Para mim, ser� um momento muito especial! Um abra�o de Maria Jos� (Maria Maria)