15 de abril de 2008

Revista Papangu - Edição Especial

Sem roubar galinhas no Sábado de Aleluia nem malhar ninguém, chegamos à edição de número 50 da revista de humor, política e cultura Papangu. Na chamada de capa, “A via-crúcis da impunidade”, a história nada santa de investigações sobre corrupção nesses cafundós do Judas. A fila de investigados é grande, para uma malhação dos próprios.

O nosso Troféu Papangu vai para todos os brutamontes adeptos da violência doméstica, que abusam de suas companheiras, como também para alguns palhaços parlamentares que tratam a Lei Maria da Penha com achincalhamento.

O jornalista Alexandro Gurgel se embrenhou no meio da caatinga nordestina, em pleno sertão potiguar, e trouxe para o nosso especial “Apodi, o Sertão dos Paiacus”, a cidade de Apodi e o Lajedo do Soledade. A pouco mais de setenta quilômetros de Mossoró, despontam entre as melhores opções para o turismo cultural e histórico do Estado. “No princípio, eram todos verborrágicos”, é o título do nosso Talento Potiguar com o talentoso escritor Tullio Andrade, assinado também por Alexandro Gurgel.

Em Autores & Obras, Carlos Meireles discorre sobre o “Cabra das Rocas”, obra que marcou a estréia de Homero Homem no gênero romance. “Quando o talento e a covardia chamam atenção” é o artigo assinado pelo publicitário Igor Rosado do Amaral. A crônica deste número 50 é “Serração da Velha – Um folguedo da semana santa”, do estudante de jornalismo Ailton Salviano. No conto, “Andorinhas”, da escritora currais-novense Maria Maria. “Deu a louca na Chapeuzinho” é o filme apresentado na seção “Em Cartaz”, e conta a esquisita história do namoro desfeito entre um deputado e uma apresentadora de TV.

A poeta Lilia Souza e o escritor Clauder Arcanjo trazem uma entrevista exclusiva com o escritor Cristovão Tezza. O curitibano de Lages fala acerca do seu ofício de homem de letras. No bate-papo literário, uma constatação: o mestre Cristovão Tezza é daqueles escritores eternamente romancistas.

Nas páginas dedicadas à poesia, a sensibilidade de Ivo Barroso, Emerson Donizeti Batista, Cefas Carvalho, Clauder Arcanjo, Ana Lúcia Kaniski, Itamir Vieira.

E, na ausência de um Judas, e conseqüentemente sem malhação, os papangunistas Antonio Capistrano, Cefas Carvalho, David de Medeiros Leite, Túlio Ratto, Yasmine Lemos, Raildon Lucena, Antônio Amâncio e Damião Nobre arrocham o nó do número cinqüenta desta publicação que mais cresce no Rio Grande do Norte.

Nenhum comentário: