Na última segunda-feira, 05 de maio, foi lançado o edital do Concurso fotográfico “Um Olhar Sobre a Cultura Popular Nordestina”, projeto que faz parte do Programa BNB de Cultura 2008. As inscrições são gratuitas e serão realizadas até o dia 14 de julho. O edital com todas as informações já está disponível através do site www.olharcultural.com.
O concurso visa incentivar a arte da fotografia e estimular o surgimento de novos talentos, sensibilizando e despertando um novo olhar sobre a cultura popular do Nordeste. Qualquer pessoa, maior de idade, independente de escolaridade, classe social e sexo, desde que resida na Região Nordeste pode participar do concurso. O principal requisito é o interesse em utilizar a fotografia para valorizar a cultura popular e as tradições regionais.
Para se inscrever no concurso, os participantes devem enviar até três fotografias, medindo 20X30 cm, em papel fotográfico fosco, para o seguinte endereço: Concurso Fotográfico Um Olhar Sobre a Cultura Popular Nordestina Caixa Postal 1653, CEP 59078-970 – Natal- RN. Para as inscrições será levada em conta a data do carimbo postal dos Correios, por carta registrada. Não serão aceitas fotografias no formato digital, enviadas por CD ou outro dispositivo de armazenamento similar.
As fotografias deverão ser enviadas, obrigatoriamente, com etiquetas informando: nome do fotógrafo, local, data e título da foto, preenchidas e coladas no verso das mesmas. As fotografias inscritas deverão retratar aspectos da cultura popular do Nordeste: história, culinária, crenças, costumes, danças, gente, artesanato, lugares, etc.
A premiação para as 10 melhores fotografias selecionadas totaliza R$ 3.900,00. Além do prêmio em dinheiro, as fotografias serão contempladas com uma Mostra Virtual no site do concurso e uma Mostra Itinerante que percorrerá os Centros Culturais do BNB. Além disso, serão distribuídas de forma gratuita através de 10 mil cartões postais que difundirão as imagens selecionadas.
O concurso é promovido pela Caminhos Comunicação & Cultura, uma equipe de produtores culturais independentes, formada por jornalistas e radialistas potiguares que busca democratizar o acesso à cultura através da comunicação.
Mais informações sobre o concurso podem ser obtidas pelos telefones: (84) 9977-6464 (Alexandre Santos) e (84) 9138-7111 (Dayana Oliveira).
Um comentário:
Absurdo é isso aqui do regulamento:
5.1. As fotografias enviadas não serão devolvidas e passarão a fazer parte do Acervo da organização do concurso, podendo ser usadas em exposições e no site do concurso, sem que isso implique em qualquer forma de pagamento; em todos os casos serão respeitados os devidos créditos de autoria.
Quer dizer que se não foi selecionado e tiverem mil fotos inscritas usam e abusam da utilização das fotos sem pagar nada aos artistas, o crédito é obrigado por lei, não é favor!
Fotógrafos deviam boicotar esse tipo de concurso!
Isaura
Postar um comentário