29 de maio de 2008

Informes Literários

Mafalda em campanha pela leitura na Argentina
"La Provincia en Estado Público de Lectura" é uma iniciativa que visa garantir o acesso ao conhecimento e aos bens culturais de todos os habitantes da província de Buenos Aires. O cartunista Quino autorizou o uso de sua personagem Mafalda na divulgação dos materiais de leitura, afirmando que o programa “é fundamental para incentivar a leitura e que nos faz pensar, entender, imaginar e nos permite crescer”. Leia mais (em espanhol).

O futuro das revistas de poesia na Inglaterra
As principais revistas de poesia no Reino Unido costumavam ser vistas como clubinhos fechados, pois criavam dificuldades para a publicação de novos poetas. Mas, segundo post do blog sobre livros mantido pelo jornal inglês The Guardian, novos títulos e a Internet começam a mudar esse cenário. No Reino Unido, atualmente existem quase 300 revistas dedicadas à poesia. Para Todd Swift, poeta e editor canadense, “está surgindo uma nova geração de títulos sobre o tema”, como a Nth Position e a The Wolf. A Internet também tem reduzido a importância das revistas em papel e alguns títulos, como a norte-americana Jacket, têm migrado para versões online.

A polêmica Feira do Livro de Lisboa
Esteve em risco a realização da Feira do Livro de Lisboa (Portugal), que começou no último sábado (24). Até poucos dias antes da realização do evento, que está em sua 78ª edição, a data de início não havia sido definida. A Câmara Municipal de Lisboa chegou a considerar a hipótese de retirar a declaração de interesse público ao evento e cancelar qualquer tipo de ajuda financeira. O motivo da discussão foi um desacordo entre a União de Editores Portugueses e a organizadora do evento, a Associação de Produtores Livreiros (APEL), quanto à participação diferenciada de determinadas editoras.

Jorge Amado e Zélia Gattai
Biografia Jorge Amado
Biografia Zélia Gattai
Fundação Jorge Amado
Trechos de obras de Jorge Amado
Jorge Amado foi festejado por leitores de matizes bem diversos. E também por diversos escritores, como Mario Vargas Llosa, José Saramago e Milton Hatoum.
Entrevista de Zélia Gattai para a Folha de S. Paulo

FEIRAS LITERÁRIAS

Festa Literária Internacional de Parati (FLIP)
2 a 6 de julho, Parati (RJ)
www.flip.org.br

Bookfest Bucareste
4 a 8 de junho, Romênia
www.bookfest.ro

BookExpo Canada
13 a 16 de junho, Toronto
www.bookexpo.ca

Feira do Livro da Cidade do Cabo
14 a 17 de junho, África do Sul
www.capetownbookfair.co.za

Nenhum comentário: