17 de junho de 2008

Informes Literários

Feira do Livro do Porto registra queda em público e vendas
Encerrada na última terça-feira (10), a Feira do Livro da cidade do Porto, uma das maiores de Portugal, registrou este ano uma diminuição de cerca de 20% no número de visitantes – cerca de 250 mil. As vendas de livros também caíram consideravelmente em relação a 2007, de acordo com o coordenador do evento, Francisco Madruga. De acordo com sua declaração ao Jornal de Notícias, os motivos da queda foram o atraso na divulgação da feira e a coincidência da data com a Festa de Serralves, evento cultural que ocorreu nos mesmos dias.
-
Libro al Día chega à sua terceira edição
Acaba de sair a edição número 3 do Libro al Dia, publicação do Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e no Caribe (CERLALC). Neste número, são abordados temas como as novas ações e projetos da entidade, além de notícias sobre o mundo do livro, bibliotecas, leitura e direitos do autor. O artigo principal dessa edição é dedicado 67ª Feira do Livro de Madri. Os textos podem ser lidos gratuitamente no site.
-
1º Congresso Brasil-Moçambique
O tema digitalização, democracia e diversidade foi o objeto principal de discussão na primeira edição do Congresso Moçambique-Brasil, na cidade de Maputo, em Moçambique, entre os dias 9 e 12 de junho. O evento teve a participação de professores brasileiros e moçambicanos, além de exposições e debates. Os trabalhos apresentados no congresso serão publicados em um livro.
-
MinC disponibiliza logomarca do Ano Nacional Machado de Assis
O Ministério da Cultura está disponibilizando às instituições interessadas a logomarca do Ano Nacional Machado de Assis. Para obter o arquivo, basta entrar em contato com o MinC pelo telefone (61) 3316-2014 ou clicar aqui. No ano do centenário de morte do escritor, estão programados seminários, conferências, exposições sobre Machado e sua obra, além do lançamento de edições populares e coletâneas comemorativas.
-
Biblioteca Nacional na reta final de seu projeto de acessibilidade
A Biblioteca Nacional deve concluir até o fim de junho a primeira parte do projeto “Biblioteca Acessível”, que permitirá que portadores de deficiência física e idosos possam ter acesso ao acervo da instituição. Para isso, estão sendo instalados no local equipamentos de alta tecnologia, como ampliadores de textos eletrônicos, leitores de livros autônomos, linhas Braille, folheadores de livros automáticos, teclados e mouses especiais, impressoras Braille e programas para leitura de textos que fazem reconhecimento de voz. O projeto foi desenvolvido em janeiro de 2008 pela ONG Acessibilidade Brasil e deve servir de modelo para as demais bibliotecas que integram o sistema brasileiro de bibliotecas, coordenado pela Biblioteca Nacional.
-
São Paulo terá 2ª edição da “Bienal dos Pobres” em agosto
Na mesma semana em que será realizada a 20º Bienal Internacional do Livro no Ibirapuera, em São Paulo, a cidade abrigará também a Bienal dos Pobres, na Praça da Sé. O evento, organizado pela ONG Educa São Paulo e o Núcleo de Trabalhos Comunitários (NTC) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo distribuirá milhares de livros gratuitamente à população carente. Na primeira edição, a prefeitura apreendeu dois mil livros no local. Após acionar o Ministério Público, a organização do evento conseguiu recuperar as obras.
-
Dica de Leitura: Manuel Bandeira
Biografia
Poesias do autor
Texto sobre o Modernismo Brasileiro
Discurso de posse do escritor na Academia Brasileira de Letras
Gincana virtual sobre o autor
Trechos do vídeo O habitante de Pasárgada, de Fernando Sabino, que retrata o cotidiano de Manuel Bandeira
-
AGENDA LITERÁRIA
-
XV Congresso Brasileiro de Arquivologia
30 de junho a 4 de julho - Goiânia (GO)

Congresso Internacional da Abralic 2008
Associação Brasileira de Literatura Comparada
13 a 17 de julho
Campus da Universidade de São Paulo (USP), São Paulo

4º Seminário Nacional O Professor e a Leitura do Jornal
21 e 22 de julho – Campinas (SP)

II Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita
11 a 13 de agosto – Belo Horioznte (MG)

7º Congresso Ibero-Americano de Editores
“O livro, a leitura e a construção da cidadania”
11 a 13 de agosto - São Paulo (SP)

VII Simpósio de Leitura da UEL
13 a 15 de agosto – Londrina (PR)
Inscrições de trabalhos até 15 de junho

Nenhum comentário: