16 de junho de 2008

Natal: dinâmica, bela e banguela

AG Sued
Leio os jornais locais dando conta que Natal figura entre os 40 municípios mais dinâmicos do Brasil. A notícia é resultado de um estudo encomendado pelo jornal Gazeta Mercantil e realizado pela consultoria Florenzano Marketing que calculou o Índice Potencial de Consumo a partir de dados do consumo das famílias utilizando como fonte o Banco Central e o IBGE.

Acredito que esses pesquisadores não deram um passeio despretensioso pela orla urbana de Natal para constatar que o consumo dinâmico dos natalenses tem sido transferido para outras plagas, desprezando aquela que foi um dos points mais badalados da cidade. Se há um potencial de consumo na cidade, a ponto de ganhar um “prêmio”, os consumidores estão esquecendo de gastar o dinheiro nas praias do Meio e dos Artistas.

Um rápido passeio pela orla central de Natal, pode se perceber a decadência da Praia dos Artistas. O trajeto que compreende as praias do Forte, Meio e Artista não atrai a atenção dos Poderes Públicos e nem dos empresários para a revitalização do local, que já foi o centro da agitação noturna até o inicio dos anos 90, encantando playboys e moçoilas em noites alucinantes.

A cinco minutos do centro natalense, a Praia dos Artistas foi um dos principais points da boêmia natalense onde os bares abrigavam gente de todos os lados da cidade, ao som das batucadas de Pedrinho Mendes e Sueldo Soares. A prostituição e a falta de segurança foram os principais vilões pela derrocada da Praia dos Artistas.

Como toda praia urbana nordestina, a Praia dos Artista tem um potencial muito grande para ser explorado. Porém, a praia continua bela e banguela, como nos versos de Caetano Veloso, esperando pela sensibilidade dos gestores para viabilizar uma revitalização do local.

Nenhum comentário: