Com as obras de revitalização da Ribeira, a cultura potiguar ganha espaço para divulgação e preservação. Trata-se do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão que está sendo instalado no bairro onde viveu o maior folclorista do país, Luiz da Câmara Cascudo. “A nossa proposta é transformar o local num espaço vivo, dinâmico e com ampla visibilidade para as novas gerações”, afirma o prefeito Carlos Eduardo.
-
O Museu está sendo instalado no prédio da antiga rodoviária que passou por ampla reforma. O Museu Djalma Maranhão vai reunir as mais expressivas manifestações da cultura popular preservando grupos das mais genuínas manifestações artísticas populares. Os visitantes vão encontrar bordados, boneca de pano, João Redondo, cordel, vestimentas de danças populares, instrumentos musicais, peças em barro e madeira, entre outras pelas que compõem o artesanato potiguar.
-
Além do acervo presencial, o Museu conta com um acervo virtual, por meio de um totem multimídia disponibilizado aos visitantes para consultas e pesquisas relacionadas à cultura popular. Exposições temporárias também vão fazer parte da programação do Museu Djalma Maranhão. O museu ocupará todo o primeiro andar do prédio. O térreo terá boxes para venda de passes estudantis, restaurantes, informações turísticas, dentre outros serviços.
Nenhum comentário:
Postar um comentário