7 de julho de 2008

II Festival da Cultura Japonesa no RN


Através da Associação Cultural Nipo-Brasileira do RN estará sendo realizado em Natal, o II Festival da Cultura Japonesa do RN que acontecerá nos dias 18 e 19 de julho, no CEFET, em homenagem aos 100 anos da Imigração Japonesa no Brasil e aos 52 anos no RN.

Com pouco mais de 200 famílias que reside no estado, o objetivo é mostrar o valor e as raízes da cultura japonesa através de exposições, oficinas, demonstrações e apresentações que estarão sendo apresentadas durante os dias que segue o evento.

No dia 18, às 20 horas, contaremos com a presença do Cônsul Japonês, o Sr. Toshio Watanabe na abertura solene que reunirá autoridades locais, convidados, famílias homenageadas e contará também com apresentações culturais e a abertura da exposição “Um olhar sobre o Japão”.

E no dia 19, o dia começará com a caminhada “100 anos de Japão no Brasil” saindo às 7 horas do CEFET para o Parque das Dunas onde teremos o taissô- ginástica leve típica- no mesmo local. Ao seguir da programação no CEFET, o dia decorrerá com apresentações do Grupo de Taikô- de Mossoró, Artes Marciais ( Judô, Karatê e Aikidô), Demonstrações de Ikebana, Culinária, Mangás, Origami, Shudi Caligrafia Japonesa, Cosplayers, Momentos Zens, Concursos de Oratória além das Bandas e danças típicas.

Para este evento estão sendo mobilizadas reuniões que acontecem semanalmente com as comissões da Associação Cultural há cerca de seis meses.

Nos bastidores dos ensaios das danças típicas, como o Bom Odori e o Soran Bushi, vemos jovens e adultos descobrindo a beleza e a sincronia de movimentos precisos que tem o apoio e orientação de professores da Associação Cultural de Recife-PE. No caso, as danças típicas farão abertura e o encerramento do evento, que também mobilizará o público presente a participar dos grandes círculos que formará a dança seguindo os moldes de eventos que acontecem no Japão, São Paulo e Paraná.

Associação Cultural Nipo-Brasileira Do RN
Assessoria e Divulgação
Cíntia Gushiken
cintiagushiken@yahoo.com.br
9401-7474/ 9993-9103

Programação:
18 de julho de 2008 – Sexta feira
20h00 – Cerimônia de Abertura Execução dos Hinos Nacionais do Japão e do Brasil
Coral Municipal “Sons da Terra” Secretaria Municipal de Educação de Natal e Grupo Vocal da Casa do BemHomenagens
Apresentação Cultural
Abertura da Exposição: “Um olhar sobre o Japão”
-
19 de julho de 2008 – Sábado
07h00 – Caminhada “100 anos de Japão no Brasil” do CEFET para o Parque das Dunas
07h30 – Radio Taissô no Parque das Dunas
09h00 às 20h00 Exposição “Um olhar sobre o Japão”Grupo de Taikô de Mossoró
Artes marciais, Karatê, Judô,
Demostração de Bonsai
Banda J-Rock Kami Arashi
Demonstração de Ikebana
Coral Infantil “Sementes da Paz”
Artes Marciais Aikidô
Dança Soran Bushi
-
Encerramento - Dança Bon Odori
14h00 às 16h00 Concurso de Oratória em Língua Japonesa – no Auditório
Durante todo o dia: Culinária japosesa, Oficina de Origami, Desenho Mangá, Cosplayers Shudi Caligrafia Japonesa
Programação sujeita a alterações

Nenhum comentário: