1 de julho de 2008

RAPADURA NEWS

Mais Cultura
Hoje, o Programa Mais Cultura (PAC Social) dá mais um passo no Nordeste com a assinatura do acordo de cooperação para implementação do Programa em Sergipe. O ministro da Cultura interino, Juca Ferreira, e o governador de Sergipe, Marcelo Déda Chagas, assinaram o acordo às 14h, no Palácio Governador Augusto Franco, em Aracaju. No Estado, o programa deve criar mais 30 novos Pontos de Cultura, triplicando a quantidade hoje existente. Outra ação é a instalação, ainda em 2008, de bibliotecas em 11 municípios que não dispõem desse equipamento cultural. Sergipe é o 12º Estado brasileiro a oficializar a parceria com o MinC. Outras informações: www.cultura.gov.br/.
-
BNB de Cultura 2009
Lançado hoje (1º), o edital do Programa BNB de Cultura, edição 2009. O programa é uma linha de patrocínio direto do Banco do Nordeste voltado à produção e difusão da cultura do Nordeste, Norte de MG e ES, mediante seleção pública de projetos. O programa destina o montante de R$ 3 milhões para projetos a serem selecionados em 2009 em vários segmentos. Serão contemplados pelo menos 174 projetos. O período de inscrição será de 1º a 22 de agosto. Edital e outras informações: www.bnb.gov.br/.
-
Teatro Latino-Americano
Estão abertas, até o dia 15 de julho, as inscrições para o I Festival Latino-Americano de Teatro da Bahia, que acontece de 5 a 14 de setembro. O Festival pretende apresentar uma perspectiva brasileira e latino-americana, integrando a discussão dos processos culturais e atualizando o contexto histórico. Podem se inscrever grupos latino-americanos que desenvolvam a filosofia de teatro de grupo em exercício de continuidade, não sendo permitida a participação de montagens de associações esporádicas ou de teatro comercial. Será dada preferência a grupos do Nordeste. Regulamento, inscrições e outras informações: www.ocoteatro.com.br/.
-
Visões Periféricas
Continuam abertas as inscrições da mostra audiovisual Visões Periféricas 2008, que garante e amplia espaço para o que está sendo produzido nas periferias do Brasil. Um olhar atento a diversidade de imagens e sons do nosso país é a proposta da mostra, que acontece no Rio de Janeiro (RJ), de 3 a 7 de setembro. Os interessados podem se inscrever até 26 de julho. Outras informações: www.visoesperifericas.org.br/.
-
Cinema e Direitos Humanos
Estão abertas as inscrições para a 3ª edição da Mostra Cinema e Direitos Humanos na América do Sul, que acontece de 6 de outubro a 2 de novembro em 12 capitais brasileiras. Podem participar obras finalizadas a partir de 2005, cujo conteúdo contemple aspectos relacionados aos direitos humanos. Não há restrição quanto à duração, gênero ou suporte de captação/finalização, sendo que as exibições serão em suporte digital. Cópias em DVD, acompanhadas de sinopse, ficha técnica e contato, devem ser encaminhadas até 31 de julho. Outras informações:
-
Primeiro Plano - Festival de cinema de Juiz de Fora
Estão abertas, até 18 de julho, as inscrições para o Primeiro Plano - Festival de cinema de Juiz de Fora (MG). O Primeiro Plano, que acontece entre os dias 27 de outubro e 2 de novembro, é um festival nacional voltado exclusivamente para diretores que estão estreando e para vídeos produzidos na Zona da Mata Mineira. Podem se inscrever na Mostra Competitiva Nacional filmes curtas-metragens em película ou digital, realizados por cineastas estreantes brasileiros, finalizados a partir de janeiro de 2007, com duração máxima de 30 minutos. Na Mostra Competitiva Regional podem participar, nas mesmas condições, cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata. Regulamento, inscrições e outras informações: www.primeiroplano.art.br/.
-
Jovens Realizadores
Até o dia 10 de agosto, estão abertas as inscrições para o 4º Festival de Jovens Realizadores de Audiovisual do Mercosul, a ser realizado de 4 a 8 de novembro, em Fortaleza (CE). O festival tem o objetivo de apresentar um panorama da produção audiovisual em vídeo, película e mídias digitais de jovens, até 24 anos, oriundos de projetos sociais de organizações da sociedade civil, além de promover um fórum de reflexão e debates sobre os conteúdos da produção audiovisual destinada ao público jovem do Mercosul. Podem ser inscritas produções finalizadas em qualquer formato, entre 2006 e 2008, realizadas por jovens de países do Mercosul. A pré-seleção será feita com base na análise de cópias. Formulário de inscrição e outras informações: http://www.aldeia.org.br/ , (85) 3248.0677.

Nenhum comentário: