31 de agosto de 2008

Presidente Lula dá posse a Juca Ferreira no cargo de Ministro da Cultura

Foto: Ricardo Stuckert/PR
O novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, foi empossado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva

Sai o cantor Gilberto Gil e entra o sociólogo Juca Ferreira no Ministério da Cultura. O presidente Lula deu posso ao novo ministro na tarde desta quinta-feira, 28 de agosto, no Palácio do Planalto, em Brasília.

Sociólogo de formação, Juca ocupava a Secretaria Executiva do Ministério da Cultura, desde o início do primeiro mandato do presidente Lula e do início da gestão de Gilberto Gil à frente do MinC, em 2003.

Na solenidade de posso, O presidente Lula destacou os principais projetos realizados pelo MinC nos últimos cinco anos e meio. “Eu penso que hoje, ao deixar o ministério, o Gil conseguiu uma proeza que até então não havia sido conseguida no Ministério da Cultura. Ele deu consistência à área da Cultura construindo pela primeira vez uma política cultural de Estado, coisa que não tínhamos neste país. Gil realizou uma política cultural rompendo privilégios e democratizando o acesso aos bens culturais”.

Depois da solenidade, o ministro Juca Ferreira falou com a imprensa sobre a continuidade dos projetos do MinC: “A Cultura é um patrimônio, é uma necessidade fundamental no novo ciclo de desenvolvimento do Brasil, então todo o dinheiro público que puder ser canalizado acho que deve ser, porque a responsabilidade é imensa. A Lei Rouanet vai ser modificada. Nós estamos com a proposta pronta, mas mesmo antes de terminar eu vou a público discutir com artistas e produtores culturais qual é a nossa visão e evidentemente assimilar também o que for de argumentação positiva no sentido de aguçar a proposta do ministério.”

Nenhum comentário: