13 de agosto de 2008

Rapadura News

Seminário de Cultura
Hoje, a partir das 15h30, o Mada realiza o “Seminário Mada 10 anos: Praticando Cultura no Século XXl”, no hotel Intercity Premium Natal, na Av. Governador Silvio Pedroza, em Areia Preta. Serão debatidos quatro temas nos horários das 15h30, 17h, 18h30 e 20h, com participação de produtores como Paulo André (realizador do Abril pro Rock), Jomardo Jomas (Mada), Anderson Foca (Do Sol), Rodrigo Lemos (produtor do festival Casarão), Alexandre Alves (selo Solaris), Vera Santana (Conexão Felipe Camarão), Ana Patrícia Souza (Instituto Fal/Operart), Gustavo Wanderley e Henrique Fontes (Diretores do Centro Cultural Casa da Ribeira), cantora e compositora Valéria Oliveira, produtores musicais como Alexandre Alves, Vlamir Cruz, além de representantes de Fundação José Augusto e Capitania das Artes. Também participam o deputado Fernando Mineiro; jornalistas Alex de Souza e Rodrigo Levino; representando o Instituto Moreira Salles o historiador e produtor Renato DaCosta, coordenador do Edital Público da Petrobras para Festivais de Música, além de representantes da Tim e Petrobras.

35º Prêmio FNLIJ abre inscrições
A Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil abre as inscrições para o 35º prêmio FNLIJ. Contando com 18 categorias, a premiação escolherá as melhores obras publicadas no ano de 2008. As inscrições podem ser feitas até dia 31 de dezembro gratuitamente, mediante envio de cinco exemplares do livro concorrente para a FNLIJ. Os livros serão lidos e avaliados em diferentes etapas por especialistas de todas as regiões do Brasil.

6º Festival Recifense de Literatura
Entre os dias 24 a 31 de agosto de 2008, acontece o 6º Festival Recifense de Literatura. Além de uma Festa do Livro, o evento conta com seminários, laboratório de comunicação literária, minicursos sobre teoria e criação literária, conferências, concurso de recitação poética, mostra de cinema, mesas-redondas, oficinas descentralizadas, leituras de ficção e de poesia e exposições. Em 2008, o Festival tem como tema: Recife de todas as leituras.

Ponto Brasil
A partir de segunda (18), a TV Brasil apresenta uma série de 60 filmes de curtíssima metragem, entre 1 a 3 minutos de duração, realizados pelos Pontos de Cultura vinculados ao Programa Cultura Viva do MinC. O projeto Ponto Brasil dá continuidade à antiga parceria da extinta Radiobrás e o Ministério da Cultura na divulgação dos trabalhos audiovisuais realizados pelos Pontos de Cultura de todo o país. São vídeo- documentários e micronarrativas poéticas que serão lançados nos intervalos do programa da TV Brasil “Atitude.Com”. Outras informações:
www.cultura.gov.br/

Janela de Cinema
Inscrições abertas para o festival Janela Internacional de Cinema do Recife. O evento, que acontece de 13 a 20 de novembro, fica com as inscrições abertas até 12 de setembro. Para a mostra competitiva serão selecionados curtas-metragens brasileiros e estrangeiros realizados a partir de 2006. Inscrições e outras informações:
www.janeladecinema.com.br/

7º Nóia
Abertas, até 30 de agosto, as inscrições para o 7º Nóia - Festival Brasileiro do Audiovisual Universitário, que acontece em Fortaleza (CE), de 28 de outubro a 1º de novembro. Podem participar alunos regularmente matriculados nas instituições de ensino superior público e privado de todo o Brasil. Os estudantes universitários do Estado do Ceará, além das Mostra de Cinema e Vídeo, podem participar da Mostra Cearense de Fotografia Universitária e da Mostra Cearense de Bandas Universitárias. Inscrições e outras informações:
www.festivalnoia.com.

Quilombolas
Estão abertas, até 25 de agosto, as inscrições para o programa de financiamento para comunidades quilombolas, que visa implantar projetos de geração de renda, igualdade de gênero e fortalecimento de organizações sociais em comunidades quilombolas de 22 estados. As entidades interessadas devem ter pelo menos três anos de funcionamento e experiência em projetos implantados nas áreas onde vivem remanescentes de quilombos. Os projetos inscritos devem contemplar uma das cinco linhas temáticas propostas. Edital, inscrições e outras informações:
www.palmares.gov.br/.

Câmara Cascudo
Para lembrar os 22 anos de falecimento do folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, está montada no Memorial Câmara Cascudo, a exposição Cascudo, cada dia mais vivo, revelando sua presença na memória dos seus contemporâneos. O memorial fica na Praça André de Albuquerque e está aberto de terça a domingo, das 8h às 17h. Outras informações:
www.fja.rn.gov.br/.

Photo Pirenópolis 2008‏
2º Encontro Internacional de Fotografia - Photo Pirenópolis 2008 entre os dia 27 a 31 de agosto de 2008, com exposições, oficinas, entrevistas, lançamentos de livros e leitura de portfólios e até o dia 14 de setembro com exposições na cidade de Pirenópolis em Goiás. Mais informações no link para o blog:
www.photopirenopolis2008.blogspot.com

Feiras Literárias

Nacionais

20ª Bienal do Livro de São Paulo
14 a 24 de agosto
Mais informações

Feira do Livro de Brasília
29 de agosto a 7 de setembro
Mais informações

Feira do Livro da Baixada Santista
8 a 12 de outubro
Mais informações

2ª Salão do Livro de São Luís
9 a 19 de outubro
Mais informações

54ª Feira do Livro de Porto Alegre
31 de outubro a 16 de novembro
Mais informações

Feira do Livro de Curitiba
4 a 16 de novembro
Mais informações: feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br

8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará
13 a 21 de novembro
Mais informações

Internacionais

Feira Internacional do Livro de El Salvador
29 de agosto a 7 de setembro
Mais informações: camsalibro@integra.com.sv

Beijing International Book Fair (China)
1º a 4 de setembro
Mais informações

Feira Internacional do Livro de Moscou (Rússia)
3 a 8 de setembro
Mais informações

Göteborg International Book Fair (Suécia)
25 a 28 de setembro
Mais informações

LIBER - Feira Internacional do Livro (Espanha)
8 a 10 de outubro
Mais informações

Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)
15 a 19 de outubro
Mais informações

Feira Internacional do Livro de Santiago (Chile)
31 de outubro a 16 de novembro
Mais informações

Feira do Livro de Istambul (Turquia)
1º a 11 de novembro
Mais informações

Miami Book Fair (EUA)
9 a 16 de novembro
Mais informações

Feira do Livro de Oslo (Noruega)
21 a 23 de novembro
Mais informações

Nenhum comentário: