26 de agosto de 2008

Semana de Cultura Popular

AG Sued
O evento será realizado na UFRN e no Museu de Cultura Popular (foto).

A Prefeitura de Natal, por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), aproveita a inauguração do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão para pôr em prática os principais objetivos do novo espaço: preservar e difundir a cultura potiguar. Por esse motivo, junto com o Grupo de Estudos sobre Cultura Popular do Departamento de Antropologia da UFRN, o Museu promove, de hoje (25/08) a sexta-feira (29/08), a Semana de Cultura Popular. O evento será realizado pela manhã no Museu de Cultura Popular, na Ribeira, e à tarde no auditório Consecão, no Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da universidade. As inscrições podem ser feitas no Departamento de Antropologia, que fica no prédio do CCHLA.

A Semana de Cultura Popular, cujo tema é “Patrimônio e Políticas Públicas”, tem como meta discutir a cultura popular, além de divulgar a produção da base de pesquisa da universidade. De acordo com um dos organizadores do evento, professor Luís Assunção, a inauguração do Museu, que se deu graças ao apoio do poder público municipal, é de grande valor para a preservação da cultura popular. “O fato de uma política pública priorizar a cultura é muito importante”, ressalta o professor. Luís Assunção afirma que a semana pretende chamar a atenção para a necessidade de preservação do patrimônio imaterial do nosso país. “Já existe, a nível federal, uma política pública para salvaguardar os patrimônios material e imaterial, já com legislação feita, mas nós queremos frisar a importância da preservação do patrimônio imaterial, cuja legislação é mais recente”, explica.

A programação será recheada de apresentações e representações da cultura norteriograndense, como a dança do boi de reis, painéis de pesquisa e mostra de artesanato potiguar. Além disso, uma série de palestras com o intuito de debater a cultura popular será realizada durante o evento. Dentre os palestrantes, estarão presentes figuras como a professora Maria Cecília Londres, doutora em antropologia, membro do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e que já representou o Brasil na UNESCO; o professor da UFRN Everardo Ramos, que falará sobre gravura popular; a professora de Antropologia da universidade carioca UniRio, Regina Abreu, que abordará o tema “Museu como Patrimônio”, e Daliana Cascudo, neta do mestre Câmara Cascudo.

Haverá ainda um momento de conversa, no Museu, com o mestre Correia, do Congos de Ponta Negra, e apresentação do Teatro de João Redondo, seguida de uma discussão a respeito da instituição de João Redondo como patrimônio cultural. O chefe do Departamento Cultural dos Bens Móveis e Imóveis da Funcarte —ao qual os museus natalenses estão vinculados— Hélio Oliveira, acredita que o Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão está cumprindo a sua missão ao participar da promoção de seminários e palestras sobre cultura popular. “Mesmo recém aberto, o museu já está cumprindo sua função”, diz. Hélio Oliveira também irá proferir palestra explicando as propostas museológica e expográfica do museu.


Serviço:
O que: Semana de Cultura Popular
Onde: Consecão (prédio do CCHLA, na UFRN) e Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão (praça Augusto Severo, s/n, Ribeira)
Quando: de 25/08 a 29/08

Nenhum comentário: