15 de setembro de 2008

Documentário sobre Auta de Souza

Dentro das comemorações pelo natalício da poetisa potiguar Auta de Souza (1876-1901), a TV Universitária e o Núcleo Câmara Cascudo de Estudos Norte-rio-grandenses lançam o documentário Noite Auta, Céu Risonho, realizado com o patrocínio do Programa BNB de Cultura 2008. O vídeo terá dois lançamentos. O primeiro foi lançado no dia 12 de setembro (dia do aniversário de Auta) em Macaíba-RN, no Pax Club. O segundo será em Natal no dia 16 de setembro (amanhã), no Teatro de Cultura Popular Chico Daniel – TCP, no mesmo horário.

O projeto Noite Auta, Céu Risonho é de autoria da professora Ana Laudelina Ferreira Gomes, do Departamento de Ciências Sociais da UFRN, que escreveu uma tese sobre Auta de Souza e teve a iniciativa de divulgar a vida e a obra da poetisa através de um produto audiovisual. O documentário tem o objetivo de estimular as pessoas a conhecerem a biografia e obra da poetisa e refletirem sobre temas sociológicos, históricos e filosóficos que a memória da poetisa pode provocar.

Auta de Souza teve uma trajetória curta, faleceu aos 25 anos incompletos vitimada pela tuberculose, deixando um único livro publicado, chamado Horto. O vídeo tem uma proposta ficcional que objetiva compensar os poucos registros documentais oficiais que existem a respeito da vida de Auta de Souza. Algumas cenas dramatizam momentos da vida da poetisa, representados pela atriz Marinalva Moura.

Foram realizadas filmagens em Macaíba, em Natal e no Recife, oportunidade em que foi colhido um depoimento de Maria Lúcia Zarzar, sobrinha neta de Auta. O cenário de época principal é o Solar do Ferreiro Torto, mas foram filmadas também algumas cenas internas no Solar Caxangá, ambos em Macaíba. Foram permitidas no vídeo algumas licenças poéticas, como por exemplo o Solar Ferreiro Torto aparecendo como a casa de Auta e a caracterização da poetisa como noiva para abordar o seu único romance desfeito.

Ao assistir o vídeo o expectador tem a oportunidade de conhecer alguns dos poemas que compõem os cancioneiros da poetisa, tanto o tradicional como o contemporâneo, este último interpretado por músicos como Alvamar Medeiros e Mirabô Dantas. Outro aspecto da vida de Auta que é enfocado pelo vídeo é a repercussão da poetisa no Espiritismo, em que é considerada mentora espiritual de inúmeras obras de caridade.

Para divulgar a biografia da poetisa entre os estudantes potiguares, o vídeo será distribuído em escolas da rede pública de ensino do Estado como forma de contribuir para que a memória e os poemas de Auta de Souza despertem nos jovens leitores a vontade de conhecer mais sobre esta personalidade norte-rio-grandense que contribuiu para a literatura do Estado.

Nenhum comentário: