18 de setembro de 2008

Informes Literários

FliPorto celebra presença africana no Brasil
Comemorando a sua quarta edição e buscando integrar Brasil e África, principalmente os países de língua portuguesa, a FliPorto - Festa Literária de Porto de Galinhas - tem como tema este ano Trilhas da diáspora: Literatura em África e América Latina. A programação celebra autores como a queniana Nobel da Paz Wangari Maathai e o nigeriano Nobel da Literatura Wole Soyinka, além de escritores de Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe. A festa, que ocorre no período de 6 a 9 de novembro, terá cobertura ao vivo pela internet e na página do evento no Youtube.

Definidos os finalistas do Man Booker Prize
A lista com os seis finalistas da categoria romance do Man Booker Prize 2008 foi divulgada. São eles: Aravind Adiga (pelo livro The White Tiger), Sebastian Barry (The Secret Scripture), Amitav Ghosh (Sea of Poppies), Linda Grant (The Clothes on Their Backs), Steve Toltz (A Fraction of the Whole) e Philip Hensher (The Northern Clemency). O Man Booker Prize 2008 tem como prêmio 50 mil libras esterlinas. Cada um dos seis finalistas receberá 2,5 mil libras esterlinas.

Línguas nativas da Angola correm risco de desaparecer
Com a crescente evolução da língua portuguesa em Angola, as línguas tradicionais do país como o quimbundo e o umbundo correm riscos de extinção. De acordo com o escritor angolano José Eduardo Agualusa, em matéria da Agência Lusa, medidas como a declaração destas línguas como oficiais são necessárias para mantê-las vivas no país, estruturando-as como ocorreu com o catalão na Espanha.

Governo de São Paulo assina convênio com editoras
Mais de 520 mil estudantes serão atendidos por meio de um convênio assinado entre 63 editoras e a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, com apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL). Parte integrante do programa Minha Biblioteca, esta etapa do projeto custou cerca de R$ 10 milhões e distribuiu 202 títulos para alunos de 1ª a 8ª séries de 484 escolas públicas da capital paulista. A expectativa é que ainda em 2008 sejam distribuidos 1 milhão de exemplares no total.

Projeto cria universidade que integra países de Língua Portuguesa
A Câmara dos Deputados analisa a possibilidade de criar a Universidade Federal da Integração Luso-Afro-Brasileira na cidade de Redenção, no Ceará. Os cursos da Unilab seriam ministrados preferencialmente em áreas de interesse mútuo do Brasil e dos demais países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O projeto, estimado em R$ 189 milhões, prevê a criação de 358 cargos efetivos a serem preenchidos por concurso público. A proposta está em análise conclusiva na Câmara.

Carlos Drummond de Andrade vence 16º Festival Gramado Cine Vídeo
O documentário sobre o escritor Carlos Drummond de Andrade foi eleito como o melhor do 16º Festival Gramado Cine Vídeo. O programa, realizado pela TV Mackenzie e intitulado Todas as Letras – Drummond, busca retratar o olhar do autor sobre o cotidiano e os dramas modernos.

Graciliano Ramos (1892 – 1953)
"Deve-se escrever da mesma maneira como as lavadeiras lá de Alagoas fazem seu ofício. Elas começam com uma primeira lavada, molham a roupa suja na beira da lagoa ou do riacho, torcem o pano, molham-no novamente, voltam a torcer. Colocam o anil, ensaboam e torcem uma, duas vezes. Depois enxáguam, dão mais uma molhada, agora jogando a água com a mão. Batem o pano na laje ou na pedra limpa, e dão mais uma torcida e mais outra, torcem até não pingar do pano uma só gota. Somente depois de feito tudo isso é que elas dependuram a roupa lavada na corda ou no varal, para secar.Pois quem se mete a escrever devia fazer a mesma coisa. A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer."Graciliano Ramos em entrevista concedida em 1948.
Site oficial do escritor
Biografia do autor
Trecho da adaptação de Vidas Secas para o cinema, por Nelson Pereira dos Santos
Trecho de Memórias do Cárcere, filmado por Nelson Pereira dos Santos
Documentário sobre a vida do autor produzido pela TV Escola parte 1 / parte 2 / parte 3
Trecho do livro Angústia
Página do escritor Ricardo Ramos, filho de Graciliano
Crônica do autor no site Alô Escola, da TV Cultura
Análise de Vidas Secas


Agenda nacional

Fórum Desafios do Magistério - Leitura, Cultura e Infância
17 de setembro
Mais informações

XII Feira Pan-Amazônica do Livro
19 a 28 de setembro
Mais informações

3º Salão do Livro de Ipatinga
31 de setembro a 5 de outubro
Mais informações: (31) 3261 7517 / (31) 3261 3389

Feira do Livro da Baixada Santista
8 a 12 de outubro
Mais informações

2ª Salão do Livro de São Luís
9 a 19 de outubro
Mais informações

54ª Feira do Livro de Porto Alegre
31 de outubro a 16 de novembro
Mais informações

Feira do Livro de Curitiba
4 a 16 de novembro
Mais informações: feiradolivro@institutofeiradolivro.com.br

8ª Bienal Internacional do Livro do Ceará
13 a 21 de novembro
Mais informações

Agenda internacional

Göteborg International Book Fair (Suécia)
25 a 28 de setembro
Mais informações

LIBER - Feira Internacional do Livro (Espanha)
8 a 10 de outubro
Mais informações

Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha)
15 a 19 de outubro
Mais informações

Feira Internacional do Livro de Santiago (Chile)
31 de outubro a 16 de novembro
Mais informações

Feira do Livro de Istambul (Turquia)
1º a 11 de novembro
Mais informações

Miami Book Fair (Estados Unidos)
9 a 16 de novembro
Mais informações

Nenhum comentário: