15 de setembro de 2008

RAPADURA NEWS

Vale Curtas
Estão abertas, até 3 de outubro, as inscrições para o Vale Curtas – Festival Nacional de Curtas-Metragens do Vale do São Francisco. Podem concorrer filmes de ficção, documentário, animação, experimental e vídeoclipe de até 15 minutos, produzidos a partir de 2006, e finalizados em 16mm, 35mm ou digital. Inscrições e outras informações www.valecurtas.com.br/

Diários de Orwell são publicados na internet
Os diários de George Orwell, autor do livro 1984, serão publicados em tempo real. O blog, iniciativa do instituto Orwell Prize que marca o 70º aniversário dos diários do autor, terá os textos publicados na íntegra e será alimentado durante quatro anos, período similar ao que o autor os escreveu (de 1938 a 1942).

Festival de Cusco
Estão abertas as inscrições para o Festival Internacional de Curta Metragem (Fenaco), que será realizado entre 13 e 15 de novembro, na cidade histórica de Cusco (Peru). Podem concorrer filmes com a duração até 30 minutos nas categorias ficção, documentário e animação. As inscrições podem ser realizadas atéo dia 30 de setembro. Regulamento, inscrições e outras informações: www.festivalcinecusco.com/

Bienal Internacional do Livro em São Paulo tem queda de público
A Bienal Internacional do Livro de São Paulo, finalizada no último dia 24, teve seu balanço publicado. Antes do início do evento eram esperados cerca de um milhão de visitantes, mas o número final, 728 mil espectadores, ficou abaixo da expectativa e também da edição anterior (cerca de 83 mil a menos). Entretanto, a média de livros comprados subiu de 3,45 para 4,97 livros por pessoa.

Site mostra as rotas de viagem narradas em livros
Um mapa que retrata os caminhos percorridos por grandes expoentes da literatura são alvo do projeto Wanderlust. O site usa gráficos para detalhar as rotas geográficas relatadas nos livros e que inspiraram histórias que foram contadas, entre outros, por Julio Verne e Cristovão Colombo.

Dicas de Leitura

Cantata à morte de Inês de Castro, de Bocage
“Longe do caro Esposo Inês formosa
Na margem do Mondego
As amorosas faces aljofrava
De mavioso pranto.
Os melindrosos, cândidos penhores
Do tálamo furtivo,
Os filhinhos gentis, imagem dela,
No regaço da mãe serenos gozam
O sono da inocência.
Coro subtil de alígeros Favónios
Que os ares embrandece,
Ora enlevado afaga
Com as plumas azuis o par mimoso,
Ora solto, inquieto,
Em leda travessura, em doce brinco,
Pela amante saudosa,
Pelos ternos meninos se reparte,
E com ténue murmúrio vai prender-se
Das áureas tranças nos anéis brilhantes.”
Leia o poema na íntegra

Contrastes e Confrontos, de Euclides da Cunha
“Num dia de setembro de 1820 chegou à tristonha Assunção, do Dr. Francia,um prisioneiro ilustre e sexagenário, a quem, entretanto, não se concedera o preitoda mais diminuta escolta. Vinha só; passou, a cavalo, pelas longas ruas retilíneas eretangularmente cruzadas, entre janelas de grades, à maneira de extensoscorredores de uma prisão vastíssima, e descavalgou no largo onde se erige opalácio do governo.Viu-se então que a idade o não abatia. Num desempeno de rapaz atléticoaprumava-se-lhe a estatura elegantíssima entre as voltas do poncho desbotado quelhe desciam ate. às botas de viagem, flexíveis e armadas das rosetas largas dasesporas retinindo ao compasso de um andar seguro.”
Leia o texto na íntegra

George Orwell, 1903 – 1950
“Primeiramente, eu gastei cinco anos de minha vida em uma profissão inconveniente (na Polícia Imperial da Índia, em Burma). Então, conheci a pobreza e o sentimento de ter fracassado. Isso aumentou ainda mais minha raiva das autoridades e me tornou consciente da existência das classes trabalhadoras. Além disso, o trabalho em Burma me deu alguma compreensão da natureza do imperialismo: porém essas experiências não foram suficientes para me dar uma orientação política exata. Então veio Hitler, a Guerra Civil Espanhola etc. No final de 1935, eu ainda falhava em alcançar uma firme decisão. (...) A Guerra Civil Espanhola e outros eventos em 1936-37 me levaram a um novo patamar e descobri meu lugar. Todas as linhas de trabalho sério que escrevi desde 1936 foram, direta ou indiretamente, contra o totalitarismo e por um socialismo democrático”.
Trecho de Why I Write
Biografia em inglês e português (Wikipedia)
Animal Farm (A Revolução dos Bichos), 1984 (Nineteen Eighty-Four) e outros textos na íntegra (no original, em inglês)
A Revolução dos Bichos em português
George Orwell - A Life in Picture, primeira parte do documentário feito pela BBC em 2003
George Orwell: A Life, sátira do grupo Monty Python
Trailer do filme A Revolução dos Bichos
Trailer do filme 1984

Nenhum comentário: