27 de outubro de 2008

Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão revela o melhor da arte do Rio Grande do Norte

Fotos: AG Sued

A riqueza da cultura popular norte-rio-grandense pode ser vista em sua totalidade no recém-inaugurado Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Praça Augusto Severo, em frente ao Teatro Alberto Maranhão, na Ribeira.

O novo museu ocupa um espaço de cerca de 350 metros quadrados, no primeiro piso do prédio da antiga rodoviária de Natal, onde está exposto um acervo de aproximadamente 1.500 peças, de cerca de 400 artistas populares, num ambiente climatizado e agradável.

Religiosidades, tradições, bonecos, danças e outras vertentes da cultura potiguar estão retratadas no Museu. Afora o acervo permanente, o Museu de Cultura Popular realiza exposições temporárias e pretende promover eventos com o intuito de discutir, resgatar e divulgar os costumes populares.

Além do conjunto de obras, que inclui peças de artistas e artesãos de várias regiões do Estado, o Museu de Cultura Popular oferece ao visitante a possibilidade de ver e ouvir vídeos com depoimentos de artistas populares e documentários mostrando um pouco da cultura potiguar, com danças e manifestações folclóricas.

De acordo com Dácio Galvão, presidente da Fundação Capitania das Artes (Funcarte), instituição responsável pela administração do espaço, a criação do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão é o preenchimento de uma lacuna que havia na cidade, que por si só implica uma diversidade cultural.

Documentos vivos da cultural potiguar

Segundo o presidente da Funcarte, em termos de conteúdo material e imaterial, Natal tem um museu com nunca o Estado teve, com uma grade de núcleos como: O mundo encantado dos folguedos e das danças tradicionais do RN; O mundo mágico de João Redondo; Saberes e fazeres do povo potiguar; Atos e memória, a arte, autos teatrais e danças; fé e religiosidade do povo; brinquedos populares; e uma cordelteca.

"O Museu tem uma documentação virtual muito grande de conteúdo muito amplo. Então, nós desenvolvemos uma linguagem museológica única na cidade, onde a virtualidade e a museologia convencional materializada estão dialogando no mesmo plano de informação", enfatizou Dácio Galvão.

Num passeio pelo interior do Museu, o visitante pode acessar os terminais de computadores, chamados de "totens eletrônicos", que possibilitam conhecer em textos, fotos e vídeos um pouco da vida e obra dos artistas populares norte-rio-grandenses. São cerca de 200 horas de vídeos que são exibidos em três telões instalados em salas especiais do museu, de forma continua.

O Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão foi implantado pela Prefeitura do Natal, através da Fundação Cultural Capitania das Artes, que restaurou e adaptou o antigo prédio da rodoviária, na Ribeira, para receber a instituição.

Não há taxa de cobrança para a visitação. O Museu abre de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas; sábados e domingos, das 10 às 16 horas.

Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão
Tel.: (84) 3232-8149
Praça Augusto Severo, Ribeira, Natal RN.

Nenhum comentário: