13 de outubro de 2008

Nei Leandro de Castro lança Autobiografia em versos

"Aqui jazem as melhores lembranças". O verso traduz bem a intenção do autor, Nei Leandro de Castro, ao lançar seu novo livro: resgatar a Natal de sua infância e adolescência, seus cheiros, lugares e amores. Autor de obras consagradas como "As Pelejas de Ojuara" e "O Dia das Moscas", Nei Leandro de Castro batizou de "Autobiografia - Poemas" seu mais novo filho.
-
O livro será lançado com o apoio da Fundação Cultural Capitania das Artes. Publicado sob o Selo Coleção Letras Natalenses, ligado à Funcarte, "Autobiografia – Poemas" será apresentado ao público no próximo dia 23 de outubro (quinta-feira), às 18h, na Capitania das Artes.

Na primeira parte da obra, Nei Leandro de Castro passeia pela Natal do passado, a cidade da sua juventude, e faz um apanhado de suas vivências potiguares. O verso que inicia o primeiro parágrafo deste texto é retirado do poema "Epitáfio para o Grande Ponto", uma mostra de que o autor se reporta a lugares que despertam um sentimento nostálgico em qualquer natalense.
-
Intitulada "Autobiografia não autorizada", a segunda parte do livro escrito pelo caicoense de nascença e natalense de coração traz memórias mais sensuais do autor. "Foi uma brincadeira. A outra parte do livro se chama assim porque contém poemas eróticos", conta Nei Leandro.
-
As páginas remetem aos áureos tempos do cabaré da Maria Boa e de outros puteiros existentes à época, à beleza e ao sexo inebriante das mulheres que viu, tocou, apalpou, amou. A boemia dos antigos botecos, mistos de melancolia e alegria, também está representada no segundo momento da obra.

Nei Leandro aproveita para tecer uma crítica a respeito da relação dos leitores com publicações eróticas. "Ainda existe muito preconceito em cima do poema erótico. Não é bem aceito", acredita. "Autores como Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade já publicaram poemas com esse teor. Eu mesmo tenho vários livros desse tipo, como 'Eros', que tem 101 poemas eróticos", defende o escritor.

Serviço:
O quê: lançamento do livro "Autobiografia – Poemas", de Nei Leandro de Castro
Onde: Galeria de Artes da Capitania das Artes. Av. Câmara Cascudo, 434, Ribeira
Quando: 23 de outubro (quinta-feira), às 18h.

Nenhum comentário: