17 de outubro de 2008

V Expodonto faz homenagens à Dorian Gray Caldas

ARTES PLÁSTICAS
Fotos: Alexandro Gurgel
Além de uma exposição exclusive com 30 obras, o artista receberá uma placa ressaltando a importância do seu trabalho para as artes plásticas potiguares
-
O consagrado artista plástico Dorian Gray Caldas será homenageado durante a V Exposição de Artes da Odontologia (Femodonto), nas comemorações da “Semana do Dentista”, de 20 a 31 de outubro.

Na ocasião, o Sindicato dos Odontologistas do Estado do Rio Grande do Norte (SOERN) fará uma grande homenagem ao artista potiguar, concedendo uma placa alusiva à importância do seu trabalho para a cultura potiguar.

Conforme o presidente do Soern, doutor Ivan Tavares, a Exposição de Artes da Odontologia está na sua 5ª edição. “Só começamos as homenagens aos artistas potiguares ano passado, apresentando à obra de Tomé Filgueira. Muito nos honra fazer essa merecida homenagem a Dorian Gray”, enfatizou o presidente.

Durante a Semana do Dentista, 30 obras de Dorian Gray estarão expostas na Galeria Newton Navarro, da Fundação José Augusto, integrando a V Expodonto, que também abrigará os trabalhos de marchetaria do artista Ulysses Leopoldo.

De acordo com Dorian Gray, os quadros expostos na V Expodonto mostrarão temas do cotidiano potiguar como pescadores, rendeiras, agricultores, ambulantes, além de igrejas, casarios, as paisagens do mar e do sertão. “Fiquei muito feliz com a homenagem. Nessa exposição vou mostrar o meu universo”, disse o artista.

Ao longo da Semana do Dentista, acontecerá também o VI Festival de Música da Odontologia (Femodonto), com apresentações do Madrigal da UFRN, no Teatro de Cultura Popular da FJA. Em edições passadas, o Femodonto já apresentou artistas como Glorinha Oliveira, Pedro Mendes, Dona Militana e Babau.

Os artistas homenageados

Ulysses Leopoldo vai apresentar suas obras em marchetaria e Dorian Gray terá 30 obras em expsoição.

Dorian Gray Caldas é desenhista, escultor, ceramista, tapeceiro e escritor, além de membro da Academia Norte-riograndense de Letras. Seus trabalhos constam do acervo de importantes instituições culturais e em coleções particulares no Brasil e no exterior.

O consagrado artista potiguar nasceu em Natal, em 1930, cuja trajetória foi influenciada pelo abstracionismo de Paul Klee, Kandinsky e Mondrian. Porém, Dorian Gray não esconde sua admiração pelo artista modernista Di Cavalcanti.

Em 1950, Dorian Gray, Newton Navarro e Ivon Rodrigues, criaram o "Salão de Arte Moderna", instalado por eles em um antigo casarão nas proximidades do Grande Ponto. O evento sacudiu o marasmo cultural da província, motivou debates sobre as novas tendências artísticas e ficou sendo o marco da penetração do movimento modernista nas Artes Plásticas no Rio Grande do Norte.

O artista Ulysses Leopoldo vai apresentar suas obras em marchetaria, a arte em madeira que consiste em decorar superfícies, aplicando peças recortadas de madeira e outros materiais de diversas cores sobre peça de marcenaria, formando desenhos variados.

Ulysses é dentista por formação e artista por vocação, tendo seu primeiro contato com a marchetaria ainda nas cadeiras da UFRN. Entre exposições individuais, coletivas e salões de artes, o artista/dentista tem perto de 50 mostras no seu currículo, além de alguns prêmios.

Escolhido o artista plástico do ano pelo Sindicato dos Odontologistas do RN (Soern), Ulysses Leopoldo apresenta na V Expodonto 20 quadros especialmente trabalhados para essa exposição.

SERVIÇO
V Exposição de Artes da Odontologia
Quando: de 20 a 31 de outubro de 2008.
Onde: Galeria Newton Navarro, Fundação José Augusto
Entrada Franca

Um comentário:

Luma Carvalho disse...

olá! adorei o teu comentário sobre meu texto no blog de iara... ah! e por falar em blog, sinta-se convidado a entrar no meu, tá?

beijos na alma
com sabor de "quando é que tu vem aqui, hein?"

luciana
luma
lua