17 de outubro de 2008

RAPADURA NEWS

Frase literária
“falar em poema/processo e dia de finados é redundância”. Poeta Antoniel Campos, na lista de discussão da Aldeia Poti, na internet.

Chão Potyguar
Este blogueiro já coleciona uma porrada de matérias sobre as cidades potiguares, realizadas para alguns veículos (revista Papangu, Turismo RN, O Mossoroense e outros impressos) e postadas também nesse Grande Ponto. Resolvi criar um blog para colocar as cidades num único lugar e dei o singelo nome de Chão Potyguar. Visite e deixe seu comentário, crítica ou sugestão.

Natal mui musical
A Prefeitura de Natal vai gastar uma grana alta com vários shows de artistas nacionais que estão sendo agendados para a programação de final de ano, durante a realização do projeto Natal em Natal. O gramado do Machadão será palco para os shows de Elba Ramalho, Alceu Valença, Zé Ramalho, além das bandas Titãs e Paralamas do Sucesso. A Prefeitura ainda está tentando negociar a vinda do cantor baiano Gilberto Gil. Enquanto os artistas nacionais ganham uma fortuna com cachês, que chegam a R$ 150 mil, os artistas locais são agraciados com auxílio de R$ 3 a 5 mil (show solo ou com banda). A falta de valorização ao artista local é evidente no prestígio e na disparidade de pagamento. Uma luta antiga da classe musical, porém um combate silencioso por parte de alguns abnegados, que são boicotados porque reclamam. A abertura do Natal em Natal deverá acontecer dia 19 de novembro com show da cantora $imone. Coisas dessa província cascudiana!

Filosofia becodalamense
Observando algumas obras de artes na galeria do Sebo Balalaika, do alfarrabista Ramos, o filósofo e escritor do Beco da Lama, Helmut Cândido, se saiu com essa tirada genial: “Criatividade é ótimo, mas o plágio é mais rápido”.

Eleições no Beco da Lama I
Pela límpida lama do Beco corre um burburinho sobre as eleições da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama (Samba), que deverá ocorrer em abril do próximo ano. Uma candidatura encabeçada pelo cineasta sem filme Lula Augusto, tendo como vice o livreiro Abimael Silva, já está posta. O atual presidente da Samba, professor Bira, ficará registrado nos fatos históricos da entidade como o pior presidente. Sua gestão será lembrada como a mais apática em todos os tempos. Bira foi eleito num embate democrático, se comportando como verdadeiro político profissional. Logo no primeiro ano de mandato, o professor abandonou a Samba por motivos pessoais. Por longo dois anos, o Beco ficou sem suas tradicionais festas de rua. Agora, o interventor da Sociedade dos Amigos do Beco da Lama, Júlio César Pimenta, prometeu conduzir o processo eleitoral até a posse da nova diretoria.

Eleições no Beco da Lama II
Na última eleição da Samba, este blogueiro foi derrotado pelo professor Bira, que encheu a lama do Beco de promessas eleitoreiras e nunca as cumpriu. Simplesmente, o professor deu as costas ao Beco da Lama sem satisfação aos seus eleitores, aqueles que confiaram na sua palavra. Mesmo perdendo o embate, fiquei a inteira disposição da Samba para ajudar nos eventos, pensando sempre no nosso amado Beco. Nas próximas eleições, não serei candidato. Como presidente da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto) seria uma falta de ética muito grande assumir duas presidências (caso eu ganhasse as eleições da Samba). Eu jamais renunciaria a Aphoto no meio do mandato. Não vou concorrer como cabeça de chapa, mas estou disposto a ajudar a reestruturar a entidade.

Sarau Fotográfico
Já está confirmado. Dia 25 de outubro, sábado, a partir das 15 horas, haverá um Sarau Fotográfico da Associação Potiguar de Fotografia (Aphoto), nos maravilhosos estúdios de Hugo Macedo. Na ocasião, será apresentada uma sessão fotográfica, mostrando toda a beleza da cidade argentina de Salta, comandada pelo fotógrafo de aventuras turísticas Hugo Macedo, nosso anfitrião. Também será exibido o documentário "Pega de Boi no Mato - O Resgate de uma Tradição Seridoense", com 10 minutos de duração, onde este escrevinhador faz a direção geral, o roteiro e a narração. O Sarau Fotográfico será aberto para todos os fotógrafos. Uma boa oportunidade para aqueles que querem se filiar a Aphoto tomarem uma atitude e fortalecer a categoria. Os convidados ficarão encarregados dos vinhos, cervejas, refrigerantes, petiscos, tira-gostos e outros sabores. Um varal fotográfico será armado na hora. Tragam suas fotos no tamanho 20 x 30. Para informações de como participar, ligue 3211-5436.
-
Prêmios para Jornalismo e Artes Plásticas
Pronto. A Fundação José Augusto saiu do armário e resolveu lnçar dois novos editais de incentivo à cultura. São eles: os prêmios Thomé Filgueria de Artes Visuais e Rubens Lemos de Jornalismo Cultural. Para o primeiro, as inscrições segue até o dia 13 de novembro. O prêmio visa selecionar artistas que integrarão a coletiva "Panorama das Artes Visuais do Estado do Rio Grande do Norte – 2008" e tem como objetivo dar visibilidade e impulsionar a produção das artes visuais. Já o segundo prêmio inscreve de 3 a 28 de novembro e tem o objetivo de reconhecer o trabalho dos jornalistas que colaboram, incentivam e divulgam a cultura potiguar. Editais e outras informações: http://www.fja.rn.gov.br/

Dorian Gray é homenageado
O Sindicato dos Odontologistas do Estado do Rio Grande do Norte (SOERN) fará uma homenagem à Dorian Gray Caldas, concedendo uma placa alusiva a importância do seu trabalho para a cultura potiguar. A homenagem faz parte das comemorações da Semana do Dentista, que ocorre de 20 a 30 de outubro, na Fundação José Augusto. Dorian Gray é desenhista, escultor, gravador, ceramista, tapeceiro e escritor, além de membro da Academia Norte-riograndense de Letras. Nascido em Natal, em 1930, o consagrado artista potiguar confessa que sua trajetória foi influenciada pelo abstracionismo de Paul Klee, Kandinsky e Mondrian. Os quadros de Dorian constam no acervo de importantes instituições culturais e em coleções particulares no Brasil e no exterior.

Curtíssima
Dois clitóris se encontram:
- Me disseram que você sofre de frigidez...
O outro rapidamente responde:
- São as más línguas...

Nenhum comentário: