29 de outubro de 2008

VI Femodonto celebra a musicalidade de Danilo Guanais

AG Sued
A 6ª edição do Festival de Música da Odontologia (Femodonto) faz uma homenagem ao compositor Danilo Guanais e apresenta um show especial com o Madrigal da UFRN.

O músico e compositor Danilo Guanais e o Madrigal da UFRN são as grandes atrações do VI Festival de Música da Odontologia (Fedmodonto), que ocorrerá nessa quarta-feira, dia 29 de outubro, a partir das 19h30, no Teatro de Cultura Popular da Fundação José Augusto, com entrada franca.

Na ocasião, o músico Danilo Guanais será homenageado pela importante contribuição à cultura musical do Estado, sendo apresentado pelo maestro André Oliveira, regente da Orquestra Sinfônica. “Uma homenagem como essa, vem coroar um trabalho feito com muito carinho durante esses anos todos que venho produzindo. É também um verdadeiro estímulo para que eu continue trabalhando. Além de ser uma alegria muito grande”, enfatizou o músico.

Com 40 anos de estrada musical, o Madrigal da UFRN fará uma apresentação especial, mostrando toda sua musicalidade durante a 6ª edição do Femodonto. O Madrigal conta em seu currículo com premiações Nacionais (Melhor Coral categoria adulto no II Concurso Funarte e 4º Prêmio Hangar de Música), e participação em eventos Internacionais.

Em edições passadas, o Festival de Música da Odontologia já homenageou artistas como Glorinha Oliveira, Dona Militana e Babau. O cantor potiguar Pedrinho Mendes, autor de “Linda Baby”, hino “não oficial” de Natal, foi o grande destaque da última edição do festival musical dos odontologistas.

O VI Femodonto é uma realização do Sindicato dos Odontologistas do Rio Grande do Norte (Soern) e finaliza as comemorações da “Semana do Dentista”. “Essa é a sexta edição do Festival e, todo ano, fazemos uma homenagem ao artista potiguar. Nessa edição do Femodonto, vamos celebrar a obra do maestro Danilo Guanais”, disse o presidente do Soern, doutor Ivan Tavares.

As homenagens à cultura potiguar começaram no último dia 20 de outubro, durante A 5ª edição da Exposição de Artes da Odontologia (Expodonto), onde o artista plástico e imortal da Academia Norte-riograndense de Letras, Dorian Gray Caldas, foi homenageado com uma placa oferecida pela diretoria do Soern, celebrando o conjunto de sua obra.

A música armorial de Danilo Guanais

Músico, compositor, maestro e professor, Danilo Guanais iniciou carreira artística participando de festivais como compositor, tendo sido premiado no V Festival de Teatro de Pelotas, no Rio Grande do Sul e no II Festival Internacional de Artes Cênicas de Resende, no Rio de Janeiro.

Em 1999, Danilo Guanais participou do CD "Nação Potiguar", gravado em homenagem aos 400 anos da cidade de Natal. No mesmo, se apresentou no palco do Teatro Alberto Maranhão, dentro do Projeto Seis e Meia.

Danilo Guanis compôs as músicas para o CD "Missa de Alcaçuz", no qual combinou elementos do latim tradicional com elementos da cultura popular, com um forte clamor armorial como elemento musical principal do disco, que foi gravado pela UFRN.

A Missa de Alcaçuz foi composta em 1996 para a celebração dos 30 anos de atividades do Madrigal. A Missa foi idealizada como um conjunto de movimentos em estilos diferentes, mostrando a maioria das influências do compositor.

A musicalidade armorial de Danilo Guanais contém influências eruditas de Bach e Mozart, atrelados aos elementos oriundos da tradição cultural popular, como os cantadores, romanceiras, vaqueiros, rabequeiros e repentistas.

O título da missa, Alcaçuz, veio da pequena localidade litorânea, a 40 quilômetros de Natal, onde os romances foram coletados pelo folclorista Deífilo Gurgel, autor de um pequeno volume chamado “Romanceiro de Alcaçuz”, que traz toda a história musical dos romances.

Atualmente, Danilo faz parte do duo de violões Álvaro e Danilo, que tem se apresentado pela cidade. Danilo também ensina várias disciplinas no curso de graduação da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Serviço
VI Festival de Música da Odontologia (Femodonto)
Quando? 29 de outubro
Onde? Teatro de Cultura Popular – FJA
Horário? 19h30
Entrada Franca

Nenhum comentário: