23 de novembro de 2008

Informes Literários

Inscrições prorrogadas para o I Concurso Pontos de Leitura
As inscrições para o Concurso Pontos de Leitura 2008 - Edição Machado de Assis - foram prorrogadas até o próximo dia 24 de novembro. Serão selecionadas até 600 iniciativas culturais, que receberão kits com acervo bibliográfico, computador e mobiliário, visando fortalecer, estimular e fomentar a leitura em locais como bibliotecas comunitárias, Pontos de Cultura, hospitais, sindicatos, presídios e associações comunitárias. Saiba mais.

Mudança em lei autoral propõe legalização de fotocópia
Está em debate uma mudança na Lei 9610/98, que defende os Direitos Autorais no Brasil, para que ocorra a legalização da fotocópia. O coordenador geral de Direito Autoral do Ministério da Cultura, Marcos de Souza, em audiência promovida pela Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados, defendeu que as cópias sejam legalizadas, beneficiando, assim, o direito à educação. Segundo especialistas, essa lei limita o acesso à informação, devendo ser reformulada para equilibrar o direito de acesso público a informações e a proteção do direito do autor, bem como acompanhar os avanços que a informática vem produzindo em relação a dados.

Novo site dedicado ao cordel
Um site dedicado ao cordel foi lançado pela Fundação Casa Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. São cerca de nove mil folhetos que podem ser consultados em versão digital, sendo cerca de 2.500 disponiblizados em versões originais e variantes. O site também disponibiliza a biografia de autores e informações sobre esse tipo de literatura. Para acessar o acervo, clique aqui.

Prêmios literários divulgam ganhadores
O guineense Tierno Monénembo venceu o prêmio francês Renaudot com a obra Le roi Kahel, que aborda o condicionamento dos intelectuais na África e a vida difícil dos africanos na França, inspirado no explorador francês, Olivier de Sanderval. Já o prêmio literário Dylan Thomas, oferecido pela Universidade de Wales, no Reino Unido, foi vencido pelo vietnamita Nam Le, que contou pequenas histórias em sua coleção The Boat. E o prêmio Goncourt foi para o afegão Atiq Rahimi, com a obra Syngué Sabour - Pierre de Patience, relatando a guerra e os sentimentos humanos nela despertados.

Livro didático carrega preconceitos implícitos, diz especialista
O livro didático brasileiro ainda apresenta estereótipos e baixa representação de raças e de gênero segundo a pesquisadora Fúlvia Rosemberg. Em audiência na Comissão de Educação, Cultura e Esporte, no último dia 12, Fúlvia citou estudo, do qual é co-autoria, que revela uma sub-representação de negros, indígenas, mulheres e, inclusive, de crianças. Na ocasião, ainda foram discutidas as políticas públicas para o livro didático, conduzida pelo Programa Nacional do Livro Didático e a suposta "ideologização" dos textos, principalmente do ponto de vista político.

VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará discute livro e leitura
Temas como a situação do setor do Livro e Leitura no nordeste brasileiro e as leis do Livro e da Leitura foram retratados no Ciclo de Debates: questões do livro e da leitura, promovido pelo MinC nos dias 14 e 15 de novembro, durante a VIII Bienal Internacional do Livro do Ceará. Estiveram presentes Jéferson Assumção, da Coordenação Geral do Livro e Leitura do MinC, Wilma Nóbrega, representante do Nordeste na Câmara Setorial do Livro e Leitura, e José Castilho Marques Neto, secretário executivo do PNLL, que participaram dos debates.

Biblioteca Nacional presenteia crianças e jovens com livros
Crianças e adolescentes que participarem do programa Natal com Leituras, que acontece entre os dias 17 e 19 de novembro, serão presenteados com livros pela Fundação Biblioteca Nacional e pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ). Dois mil livros de literatura infantil e juvenil foram selecionados para a programação desse ano, que ainda contará com palestras, performances, exposições e bate-papos com autores. Para ver a programação completa, clique aqui.

Nenhum comentário: