18 de dezembro de 2008

Auto do Natal

A celebração do Natal em Natal começa hoje e segue até o próximo domingo com música, dança, teatro e fé, no estádio Machadão, sempre às 19h e com entrada gratuita. Nesta quinta-feira e amanhã será realizada a Terceira Mostra de Dança de Natal. Serão quatro companhias de dança potiguares a se apresentar nos dois dias, sendo duas em cada dia. No primeiro dia sobem ao palco a Cia. Gira Dança, com o espetáculo Corpo Estranho, e o Balé da Cidade do Natal, da Funcarte, com o balé A2.

Amanhã, a Escola Municipal de Ballet Professor Roosevelt Pimenta com o balé de repertório clássico Coppélia, um dos mais famosos balés da história da dança, e a Domínio Cia. de Dança com o balé contemporâneo "Fuxico", baseado na trilha sonora de Carlos Zens. Além da dança, o público poderá contemplar shows musicais de artistas renomados.

Auto de Natal

O principal evento do "Natal em Natal" é o Auto de Natal, o maior espetáculo ao ar livre da cidade. O espetáculo consiste numa encenação multifária do nascimento de Jesus Cristo e da história dos seus antecedentes. O Auto se torna ainda mais emocionante pelo fato de ser encenado em Natal, Cidade-Presépio fundada na mesma data do nascimento de Jesus.

O diretor geral do espetáculo Lenilton Teixeira exalta as inovações desta edição. "Nós teremos duas novidades este ano: primeiro, a narrativa será feita por Maria, que faz reflexões sobre sua vida, sobre a história do nascimento de seu filho. Afinal, é quem engravida e quem passa pelo processo de rejeição. Segundo, nós direcionamos o foco para o teatro, para a valorização dele", conta o diretor. "Recursos musicais também estarão no espetáculo, como o coro ao estilo grego cantado por 90 mulheres no início da peça. Mas a base principal é o teatro", explica Lenilton Teixeira.

Uma equipe da mais alta qualidade trabalha na elaboração do Auto. O espetáculo conta com direção geral de Lenilton Teixeira, texto da escritora-jornalista Marize Castro, figurino de Kátia Dantas, cenário de Guaraci Gabriel, fotografias de Candinha Bezerra e assistência de Jefferson Fernandes. No campo musical, a direção fica a cargo de Joca Costa, com letras e músicas compostas por Simona Talma, Valéria Oliveira e Luís Gadelha. O micro documentário que será exibido no início da peça é de Buca Dantas.

Realizado desde 1998, o Auto de Natal é considerado patrimônio imaterial dos natalenses. Desde 2005, é totalmente produzido e encenado por potiguares, que assinam desde o texto até a direção do espetáculo, passando pela música, coreografias, figurinos, cenografia e iluminação. O Auto de Natal ainda se propõe a divulgar o artista e a difundir as artes e a cultura natalense e norte-rio-grandense.

Nenhum comentário: