27 de dezembro de 2008

Sociedade dos Amigos do Beco da Lama promove hoje uma tarde de arte e música

AG Sued
Khystal faz o show "Coisa de Preto" a partir das 18h, no Beco da Lama.

Os boêmios do Beco da Lama só precisam de um bom motivo para fazerem uma grande festa. Neste sábado acontecerá a confraternização dos associados da Samba (Sociedade dos Amigos do Beco da Lama e Adjacências) com seus parceiros e simpatizantes. Na ocasião, uma série de eventos culturais está programada para rechear o cardápio.

A festança começa por volta das 15h com o lançamento do calendário artístico da empresa Offset Gráfica e Editora, que este ano homenageia o artista plástico Ângelo Desmoulin, mais conhecido pelo nome artístico de Jotó. "A Offset Gráfica e Editora é uma grande e antiga parceira da produção cultural do Rio Grande do Norte", destaca Julio César Pimenta, produtor cultural e diretor da Samba.

Por volta das 16h, haverá o lançamento do álbum "Almanaque do Beco", produzido pelo artista gráfico Venâncio Pinheiro. Em seguida, será realizada a premiação dos restaurantes que foram vencedores durante a 5ª edição do Festival Gastronômico do Beco da Lama - Pratodomundo 2008. Os premiados foram: o Bar da Amizade (1º lugar); Bardallo´s Comida & Arte (2º lugar); Bar da Fátima (3º lugar); Caicó na Brasa (4º lugar) e Bar do Pedrinho (5º lugar).

Segundo a programação do evento, a partir das 17h30, a produção do Prêmio Hangar realiza a entrega de três prêmios musicais, conquistados em 2008 pela cantora e compositora Khrystal (Melhor Disco "Coisa de Preto", Melhor Show e Melhor Música - "Coisa de Preto" em parceria com Tertuliano Aires). "Khrystal tem muito talento para conseguir vôos mais altos e ser reconhecida como um nome nacional", disse Marcelo Veni, produtor do Prêmio Hangar de Música.

A cantora Khrystal e sua banda sobem ao palco a partir das 18h. Toda a estrutura será armada na rua Gonçalves Ledo, em frente ao Bardallo's Comida e Arte. Além do show "Coisa de Preto", Khrystal vai apresentar parte do seu novo repertório. Regado de muita música, artes plásticas, comidas e bebidas, a confraternização no Beco da Lama será aberta ao público.

Melodias Khrystalinas

A cantora Khystal tem uma relação muito estreita com o Beco da Lama. Foi no Bar de Pedrinho Abech que ela começou a cantar profissionalmente para os freqüentadores do lugar. Com sua musicalidade acentuada, Khrystal lançou um disco "demo" chamado "Meia dúzia ou seis", com seis canções, distribuindo com profissionais de rádio, jornalistas, amigos e produtores musicais.

A promoção de sua música cativou a crítica especializada e o público. Pouco tempo depois, Khystal lançou o CD "Coisa de Preto", que, segundo Khrystal, são coisas que remetem a maneira doce, descontraída e cheia de swing para encarar a vida. A música que dá nome ao disco é um samba-funk, escrita em parceria com Tertuliano Aires, "uma pessoa que amo de paixão e um grande poeta", frisou.

Conforme Khrystal, o disco traz novas leituras do coco cantado no Rio Grande do Norte. Ela confessa que não é cantora de coco, mas decidiu homenagear o ritmo porque é pouco conhecido numa terra onde tem os cocos de Ganzá e de Zambê. No disco "Coisa de Preto", Krystal interpreta Jacinto Silva, Elino Julião, Galvão Filho, Babal, Aldir Blanc, Lenine Pinto, Kátia de França, entre outros.

Apesar da musicalidade de Elino Julião ser reconhecida como forró, Khrystal afirmou que fez outra roupagem na música "Forró da Coréia", um som mais pesado, em ritmo de rock. "Fizemos uma coisa arrepiante, que não deixa de ser coco, que não deixa de ser rock e não deixa de ser forró. É música", completou.

A música potiguar vive uma ebulição qualitativa, tendo a cantora Khrystal como uma autêntica representante dessa geração. Lançados em 2006, o show e o disco "Coisa de Preto" continua sendo uma grande referência da musicalidade potiguar. "A temática do show é mostrar, através da música, um Brasil que o próprio povo brasileiro não conhece", completa.

Nenhum comentário: