8 de janeiro de 2009

08 de janeiro, Dia do Fotógrafo

AG Sued
O dia 08 de janeiro marca o “Dia Nacional da Fotografia”, que também celebra o “Dia do Fotógrafo” brasileiro. Já no dia 19 de agosto, comemora-se o Dia Mundial da Fotografia.

A data referem-se à chegada do “daguerreótipo” (primeiro processo fotográfico feito sem uma imagem negativa e criada pelo francês Louis Daguerre, em 1837) no Brasil, fato que aconteceu em janeiro de 1840.

De acordo com a literatura especializada, foi o abade Louis Compte que trouxe a novidade de Paris para o Rio de Janeiro, e apresentou o daguerreótipo ao imperador D. Pedro II.

Oficialmente, o Imperador D. Pedro II foi o primeiro “deguerreotipista” brasileiro, fazia imagens de paisagens e pessoas. Portanto, o imperador foi o primeiro fotógrafo brasileiro.

Por essas plagas do guerreiro Poty, a data passou quase incólume pelas editorias de cultura dos principais jornais. Nenhum periódico fez referência à data (pelo menos no dia de hoje), apesar da visível expansão de qualidade por que passa a fotografia potiguar.

Dos jornais diários que circulam no RN, somente o centenário O Mossoroense registrou a data. Apesar de tudo, alguns abnegados vão comemorar a data em Natal.

Hoje à tarde, o repórter-fotográfico Canindé Soares vai capitanear um grupo de fotógrafo numa incursão fotográfica na comunidade do Maruim, onde será feita a distribuição de cestas-básicas, além de pipocas e confeitos para a meninada.

No próximo sábado, a Associação Potiguar de Fotografia realizará uma Feijoada Fotográfica (ver post abaixo), reunindo sócios e convidados numa grande confraternização. N ocasião, será lançado o site oficial da entidade.

Nenhum comentário: