9 de janeiro de 2009

Notas da Bexiga Taboca

Mudanças no GP
A partir de hoje, o blogueiro fará algumas modificações nesse Grande Ponto, solicitações feitas por alguns dos 13 leitores listado ao lado desse post. A partir dessa sexta-feira, a “Agenda Cultural de Natal - Final de Semana” passa a fazer parte dessa Bexiga Taboca. A agenda é uma sugestão de lazer cultural para que os leitores do GP fiquem sabendo onde estão rolando as manifestações de raiz. Os eventos badalados estão espalhados por toda a mídia e não tem espaço aqui. Aguardem outras mudanças...

Na Funcate
O “trade cultural” natalense ficou com um sorriso de orelha a orelha com as declarações do novo capitão das artes natalense, César Revoredo, afirmando que vai manter funcionando os eventos da gestão passada como o Encontro Natalense de Escritores (ENE), Revista Brouhaha, Carnaval Multicultural, Auto de Natal, além da editoração de livros e discos. Como tem muita gente dando pitacos para o futuro presidente da Funcarte, o Grande Ponto vai fazer algumas considerações. Sabe de uma coisa! Não vou dizer nada não...

Carnaúba dos Dantas perde “Cu Seco”
Não se fala noutra coisa lá pelas bandas do Seridó a não ser a morte de Cu Seco (foto). Carnaúba dos Dantas perdeu um de seus moradores mais populares, o ex-funileiro Antonio Hilton, 39 anos, conhecido mundialmente por Cu Seco. Na cidade, ninguém o conhecia pelo nome, somente pelo apelido, como é muito comum em todas as cidades seridoense. Em Parelhas, há uma Lista Telefônica somente com os apelidos. O seu sepultamento ocorreu na última quarta-feira (7), no cemitério público da cidade.

Propostas culturais
Atenção produtores culturais: o MinC alterou o formulário de apresentação de propostas culturais no âmbito do incentivo fiscal. As telas e funcionalidades foram objeto de avaliação e críticas dos usuários e várias alterações foram atendidas. O resultado é um novo sistema de apresentação, diretamente alimentado pelo proponente, por meio da internet. A partir deste mês as novas propostas culturais devem ser encaminhadas por meio deste novo ambiente, disponibilizado na página do MinC: http://www.cultura.gov.br/ Outras informações: contate@cultura.gov.br

Fórum Social Mundial
Para quem estiver a fim de viajar até Belém do Pará e quiser participar do Fórum Social Mundial de 2009, ainda há vagas. O DCE avisa que dispõe de dez lugares para alunos da UFRN. A viagem custa 200 dinheiros, incluindo a inscrição. A saída de Natal está prevista para o dia 24/01 e o retorno a Natal será no dia 02/02. Para ficar num clima bem hippie, o Grande Ponto aconselha ficar hospedado no acampamento da juventude, na Universidade Rural do Pará. Mais informações: Bruna Massud (8873-1656).

Artes Plásticas na FJA
Desde a última quarta-feira, está aberta ao público a exposição Prêmio Thomé Filgueira - Panorama das Artes Visuais. A mostra acontece na Galeria Newton Navarro (Fundação José Augusto) e permanece até o dia 27 de fevereiro. A exposição reúne trinta artistas e apresenta obras em gravura, pintura, objeto, desenho, instalação e escultura. Vale à pena conferir o que há de melhor nas artes plásticas do Rio Grande do Norte. Outras informações: 3232-5352.

Deu nos blogs
O abestalhado padre balonista ganhou um prêmio internacional sobre mortes, conquistando o troféu “Darwin Awards”, que reconhece o "mérito" de pessoas que morreram de modo considerado estúpido. O padre Adelir Antônio de Carli ficou em primeiro lugar porque em abril desse fez um voo (usando a nova regra ortográfica) com balões cheios de gás hélio e desapareceu no mar. A intenção do prêmio é celebrar aqueles que melhoraram o código genético humano ao morrerem de maneira realmente estúpida.

Samba no Beco da Lama
Saia da mesmisse e venha ao Beco da Lama, reduto da boêmia natalense, para curtir uma roda de samba. A partir de hoje, todas as sextas-feiras, o Grupo Arquivo Vivo faz um sambão animado com muita gente bonita. Tudo acontece no Bar de Fátima, por trás da Assembléia Legislativa. A zuada começa por volta das 19h como melhor da nossa música com Cartola, Chico Buarque, Roberto Ribeiro, João Nogueira, João Bosco, Paulinho da Viola, entre outros.

Rock and roll no Castelo
Para festejar 8 anos de funcionamento o Atelier das Artes, o Castelo Pub abre suas portas nesse sábado para um grande rock and roll. Criado pelo artista plástico paraibano Zaia, especialista em criar caricaturas com esculturas de barro, o Castelo Pub se transformou em uma das casas noturnas mais charmosas da cidade. Para celebrar a data, as bandas MobyDick, Orquestra Boca Seca e Buck Rogers foram escaladas para agitar a noite. Tudo começa a partir das 22h. O Castelo fica em Ponta Negra, na Rota do Sol e a entrada custa 5 Reais. Informações pelo telefone 8827-2006.

Leia um livro
Se nenhum evento apetecer ao meu caro leitor, vá ler um livro e viajar. A dica do Grande Ponto é Eça de Queirós com o romance Singularidades de uma Rapariga Loura:
"Começou por me dizer que o seu caso era simples ? e que se chamava Macário... Devo contar que conheci este homem numa estalagem do Minho. Era alto e grosso: tinha uma calva larga, luzidia e lisa, com repas brancas que se lhe eriçavam em redor: e os seus olhos pretos, com a pele em roda engelhada e amarelada, e olheiras papudas, tinham uma singular clareza e rectidão - por trás dos seus óculos redondos com aros de tartaruga.
Tinha a barba rapada, o queixo saliente e resoluto. Trazia uma gravata de cetim negro apertada por trás com uma fivela; um casaco comprido cor de pinhão, com as mangas estreitas e justas e canhões de veludilho. E pela longa abertura do seu colete de seda, onde reluzia um grilhão antigo - saíam as pregas moles de uma camisa bordada.
Era isto em Setembro; já as noites vinham mais cedo com uma friagem fina e seca e uma escuridão aparatosa. Eu tinha descido da diligência, fatigado, esfomeado, tiritando num cobrejão de listras escarlates."
Leia este e outros contos de Eça de Queirós

Nenhum comentário: