23 de janeiro de 2009

Notas da Bexiga Taboca

AG Sued
Dona Militana no teatro
Os romances de cavalarias de Dona Militana (foto) se transformaram num espetáculo teatral nas mãos do talentoso diretor Véscio Lisboa. A boa nova vem das páginas da Tribuna do Norte, em matéria no caderno Viver e assinada pela repórter Dênia Cruz Sckaff. Conforme a jornalista, doze romances de Dona Militana dão vida ao espetáculo “O Romanceiro” que é totalmente baseado nas narrações de Dona Militana, conhecedora de algumas peças raras dos romanceiros popular ibéricos e brasileiros. O espetáculo, com única apresentação em Natal, acontece dia 29 de janeiro, às 20 horas, no Teatro de Cultura Popular, anexo a Fundação José Augusto. A entrada é gratuita.

Beatles e outras mungangas
Já o caderno de cultura do Diário de Natal (Muito) vem estampando a seguinte manchete: “Beatles: yeah, yeah, yeah”, um título sem criatividade e nada original, sobre um musical da famosa banda de Liverpool, que acontece num hotel da Via Costeira esse final de semana. Se o nobre escritor Ariano Suassuna pegasse o DN para passar uma vista, ficaria muito puto com o descaso da língua portuguesa.

Exposição Fotográfica
Foi aberta ontem, no Museu Café Filho, a exposição fotográfica “Impressões Visuais”, reunindo imagens de acontecimentos marcantes do Brasil e dos Estados Unidos das últimas cinco décadas. A mostra é comemorativa pelos 50 anos da Comissão para intercambio educacional e cultural entre Brasil e Estados Unidos, conhecida como Fullbright. A entrada é gratuita e a exposição vai até dia 19 de fevereiro.

5 anos de Papangus
Por essa muita gente não esperava. A revista Papangu vai comemorar cinco anos de vida literária, circulando mensalmente em território potiguar e alhures. De acordo com Túlio Ratto, chargista e diretor da revista, a celebração será na Praça de Convivência, em Mossoró, no dia 14 de fevereiro. O evento promete ser uma grande confraternização da imprensa tupiniquim e uma tremenda reunião de uma ruma de papangus sem papas na língua. Se a revista Papangu terminasse hoje, ela já entraria para a história da imprensa potiguar com a maior periodicidade de uma revista underground, totalmente independente e sem grandes apoios.

Rock em Ponta Negra
Nessa sexta, tem o show de rock de verão com as bandas Mundo Livre S.A. e o Camarones Orquestra Guitarrística, tocando no Sancho Pub, Ponta Negra, dentro do Baile Barulhinho Bom. O show começa às 22h e ainda tem discotecagem do DJ Magão. A entrada custa 15 dinheiros.

Khrystal no Shopping
Para quem ainda não viu o show Coisa de Preto com Khrystal e banda, a programação musical no Praia Shopping apresenta hoje a voz e o talento de Khrystal. Já no sábado, a cantora Dodora Cardoso, vindo diretamente de Caicó, apresenta o show Cofrinho de Amor. Tudo começa a partir das 20h.

Feira de artesanato
Começa nessa sexta-feira e segue até o dia 1º de fevereiro, no Pavilhão das Dunas do Centro de Convenções, a 14ª edição da Feira Internacional de Artesanato do RN, que funciona das 15h às 22h, com variada programação cultural. Além de desfiles, mostras de danças, quadrilhas juninas, mamulengo e teatro, a Fiart apresenta shows com vários artistas da terra.

Buraco da Catita
Camilo Lemos reúne os músicos na boquinha da noite, no Buraco da Catita, para mais uma roda de choro e cerveja gelada. O evento acontece na Ribeira e tem sido um dos melhores lugares em Natal para começar a noite vendo gente bonita, ouvindo boa música e bebendo aquela cerveja gelada. Não há cobrança de cover artísticos.

Prospecta 2009
Promovido pela Capitania das Artes, termina hoje o projeto Prospecta, que teve o objetivo de debater com alguns gatos pingados o panorama das Artes Visuais no Brasil, por meio de oficinas, mesas redondas e mostras de vídeo arte. Hoje, tem continuidade a mostra de vídeos e as mesas redondas O tema de encerramento será “Políticas Publicas”, qeu será discutido por Flávia Vivacqua e João Natal.

Novos Jornalistas
Na próxima segunda-feira, acontecerá a colação de grau dos 35 formandos do Curso de Jornalismo da UNP. Agora, todo colunista social pode ser jornalista... até Toinho Silveira pode. Apois diga, coleguinha!

Conselho ortográfico
Os gramáticos, felizes e eriçados, não param de aconselhar: “Nunca mais trema em cima da linguiça”.

Dicas de Livros
Essas dicas são destinadas ao leitor do Grande Ponto que não vai à lugar nenhum e também não tem porra nenhum pra fazer. Então, leia um livro.
Eu e Outras Poesias -Augusto dos Anjos
Fausto -Johann Wolfgang von Goethe
Iracema -José de Alencar
Poemas de Ricardo Reis -Fernando Pessoa
Os Maias -José Maria Eça de Queirós
O Guarani -José de Alencar
A Igreja do Diabo -Machado de Assis
Eu -Augusto dos Anjos
As Primaveras -Casimiro de Abreu
Os Sertões -Euclides da Cunha

Um comentário:

Nayra O. disse...

oi!
passei a acompanhar seu blog :)
me interesso muito por fotografia. e já que curso turismo na universidade federal de Belém, por que não finalmente fazer um curso de "fotografia turistica"
vc teria alguma indicaçã?

Obrigada