28 de março de 2009

Prefeitura anuncia Plano de Gestão Cultural

Micarla de Souza anunciou uma série de ações para fomentar a cultura natalense, integrando a educação e o turismo.

Foto e texto: Alex Gurgel

Na manhã dessa quinta-feira, o auditório da Capitania das Artes estava cheio de artistas, produtores culturais e jornalistas para ouvir a prefeita de Natal, Micarla de Souza, anunciar o “Plano Municipal de Gestão Cultural”, uma espécie de cartilha para orientar a política cultural que integrará a cultura, educação e turismo.

Conforme a prefeita natalense, o “Plano Municipal de Gestão Cultural”, servirá para identificar diretrizes e ações de planejamento da política cultural para a capital potiguar. Entre as suas principais instruções, consta o apoio a criação de pontos de cultura e valorização da diversidade cultural da Cidade do Natal,

A implantação do Fundo Municipal de Cultura e estabelecimento de parcerias com entidades não governamentais foram outros pontos importantes citados pela prefeita como metas para esse ano. “Essa iniciativa representa o compromisso com o desenvolvimento das ações que a Prefeitura do Natal se propõe a fazer durante a administração municipal”, disse.

Micarla de Souza anunciou que será criado o Cidarte (Complexo Cultural de Arte), que funcionará no bairro da Ribeira, ainda esse ano, em galpões de uma extinta fábrica. O Cidarte deverá contar com biblioteca, salas para oficinas, espaço para apresentações culturais, entre outras manifestações artísticas. “O Cidarte vai funcionar como uma casa de qualificação e profissionalização no que diz respeito ao artista, com o apoio de parceiros da iniciativa privada”, enfatizou a prefeita.

Algumas ações culturais
da Prefeitura de Natal para 2009

Cinema e vídeo
Implantação de um laboratório itinerante que funcionará nas escolas, produzindo vídeos pelos alunos da rede municipal. Criação de um prêmio audiovisual para curtas metragens e matérias jornalísticas que registrem aspectos materiais e imateriais da nossa cultura, resultando na edição de uma coleção videográfica.

Artes visuais
Reformulação do “Salão de Artes Visuais de Natal”, transformando as premiações em bolsas de pesquisa e produção. Documentação do acervo municipal e edição de um catálogo, inclusive em meio eletrônico. Apoio a cursos e oficinas intinerantes de mostras de artes plásticas existentes na cidade.

Literatura
Colocar a revista produzida pela Prefeitura de Natal, a “Brouhaha”, também como estímulo ao jornalismo cultural, publicando uma edição especial, a cada ano, com matérias jornalísticas de merecido valor que serão registradas através de edição mais detalhada e ampla. Transformar a premiação financkeira dos Concursos Othoniel Menezes (poesia) e Câmara Cascudo (prosa) em publicações dos livros melhores colocados, garantindo percentual da tiragem para distribuição nas bibliotecas da rede municipal de ensino. Ampliar e reformular o Encontro Natalense de Escritores (ENE).

Artes cênicas
Fomentar a discussão do fazer teatral, promovendo novas práticas de linguagens corporais. Reformar e adequar o equipamento municipal existente para as práticas de capacitação para as artes cênicas. Ampliar os objetivos da “Escola Municipal de Teatro” e da “Escola Municipal de Ballet”. Estimular as companhias e grupos teatrais através de editais e novos mecanismos de incentivo, como o “auxílio-pauta” que viabilizará a realização de temporadas para grupos teatrais locais. Implantar concurso para a seleção do texto “Auto de Natal”.

Música
Criação de editais para a viabilização de apoio financeiro para produção de CDs e DVDs. Apoiar blogs, sites e portais virtuais de fomento à produção local, lincando-os ao site da Capitania das Artes, estimulando a difusão da produção musical. Distribuir parte da contrapartida dos CDs apoiados pelo Programa Djalma Maranhão, nas rádios comunitárias.

Artes Integradas
Criação do Cetro Integrado de Artes, um complexo multiuso em que a principal característica é a versatilidade, integrando atividades como exposições temporárias, pinacoteca, espetáculos, oficinas, acesso à internet, etc. Criação do “Projeto K-Ximbinho”, ação intinerante que percorrerá espaços públicos das quatros zonas administrativas, levando apresentações gratuitas de música, dança, teatro e cultura popular. Implantação do “Fundo Municipal de Cultura” para apoio às manifestações e bens culturais dos mais diversos segmentos.

Turismo cultural
Implantação do Corredor Cultural de Natal no centro histórico da cidade, equipando e sinalizando o roteiro pedestre de turismo cultural. Estimular o trade turístico a consumir a produção cultural promovida pela Capitania das Artes.

Nenhum comentário: