12 de março de 2009

Três dias para celebrar o Dia Nacional da Poesia

Fotos: AG Sued

Cláudia Magalhães é organizadora do projeto e chefe do Núcleo de Documentação e Literatura da Capitania das Artes.

Rio Grande do Norte,
Capital Natal
Em cada esquina um poeta
Em cada beco um jornal.

Essa epígrafe é uma famosa quadrinha mostrando que a capital do Rio Grande do Norte tem um poeta em cada esquina. Na verdade, existem 16 poetas por metro quadrado ao longo dos becos e ruelas. E com tanto poeta assim, Natal é uma das poucas capitais brasileiras que realmente celebra o dia 14 de Março, Dia Nacional da Poesia. Pode até acontecer umas homenagens nesse dia. Porém, em nenhuma outra cidade, a festa é tão intensa.

Como o dia 14 de Março é num sábado, a Prefeitura de Natal, através da Capitania das Artes, começa os festejos poéticos logo nessa quinta-feira, dia 12 de março. As celebrações continuam por toda a sexta-feira, que será o grande dia quando a Capitania vai homenagear dois poetas natalenses, Nei Leandro de Castro e Volonté.

“No seu dia, o poeta quer ir às ruas para declamar sua poesia. Parece até um sacerdócio”, ressaltou Cláudia Magalhães, organizadora do projeto e chefe do Núcleo de Documentação e Literatura da Capitania das Artes. “Vamos celebrar a poesia, mas também vamos discutir os caminhos da Literatura Potiguar”, disse.

Conforme Cláudia Magalhães, a programação elaborada pela Capitania tem a intenção de durar três dias. Ela também salienta que esse ano, a programação é totalmente voltada para os artistas locais, “temos que prestigiar os poetas potiguares e, além do mais, já estamos bastante maduros em se tratando de poesia”.

As comemorações começam na quinta-feira pela manhã, quando o pessoal da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins do RN oferece oficina pedagógica a fim de estimular o interesse de estudantes de escolas públicas para a poesia As oficinas acontecerão na Biblioteca Esmeraldo Siqueira, na própria Capitania.

“As oficinas de poesia servem para ensinar a forma de fazer o poema e estimular os adolescentes a escreverem seus versos”, disse Cláudia, destacando que as oficinas são ministradas por poetas consagrados e professores de Literatura e funcionam como verdadeiras fábricas de poetas.
-
Um brinde ao Dia da Poesia
-
Poeta Volonté será um dos homenageados no Dia Nacional da Poesia

A sexta-feira é o dia principal das celebrações. Tendo o poeta Plínio Sanderson como Mestre de Cerimônia oficial, tudo começa às 7h30 da matina com o famoso “Café Poético” na Capitania das Artes, com a apresentação dos artistas Harlane Rodrigues e Rodrigo Bico fazendo um sarau, recitando versos de Zé Saldanha, um dos mais antigos cordelistas potiguares em atividade.

“Será entregue uma placa para Nei Leandro e outra para Volonté, numa singela homenagem da Capitania das Artes a esses dois grandes poetas que tanto contribuíram para nossa poesia e nunca foram reconhecidos oficialmente”, disse Cláudia Magalhães, ressaltando que ocorrera o lançamento do Edital dos concursos Othoniel Menzes (poesia) e Câmara Cascudo (prosa).

Antes do almoço ainda haverá uma mesa redonda sobre “Os Novos Caminhos da Poesia Potiguar”, no Auditório da Funcarte, com a participação de poetas potiguares renomados como Nei Leandro de Castro, Eduardo Alexandre, Jânia de Souza, Iara Carvalho, Plínio Sanderson e Lívio Oliveira como mediador.

A programação segue durante a tarde inteira, no largo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, onde serão realizadas performances do grupo teatral Tropa Trupe, participação de grafiteiros, skatistas, bikes e shows com Mirabô Dantas, Poetas Elétricos, Carcará na Viagem (hip-hop), cordelista Amâncio Sobrinho e Agregados Família do Rap.

O ponto máximo da tarde será uma apresentação em que o hip hop interage de improviso com o cordel. Os atores Harlane Rodrigues e Rodrigo Bico recitam textos e poesias de Eduardo Gosson, Mário César Rasec e Valério Mesquita. O poeta e agitador cultural Eduardo Alexandre, o “Dunga”, leva a exposição da Galeria do Povo ao Largo do Museu durante toda a tarde.

A celebração poética entra pela noite com encontro marcado no Bardallo’s, um barzinho cultural no centro da cidade, onde haverá recitais com os grupos “Arrastão da Poesia”, “Casarão de Poesia”, Sociedade dos Poetas Vivos e Afins (SPVA), além de outros poetas presentes. A noite segue com o show performático de Wescley Gama, um poeta de Currais Novos.

No sábado, Dia da Poesia propriamente dito, a Capitania das Artes programou uma tarde de poesia na praia, quando um ônibus lotado de poetas vai invadir Ponta Negra com o lema “A Poesia é a Minha Praia”. A programação encerra com shows de Zé Martins e poetas da SPVA, Isaque Galvão e Igor Dantas cantando de Cartola a Romildo Soares, e muito hip hop com as bandas Estratégia e Priguissa.
-
A Galeria do Povo retorna à Praça

No final dos anos setentas, durante as comemorações do Dia Nacional da Poesia a Galeria do Povo foi o primeiro leito de poetas consagrados nos dias de hoje. Pois bem, a Galeria do Povo voltará a ser mostrada na praça pública, nas comemorações alusivas à poesia este ano.

A exposição, espontânea, como é de característica da Galeria do Povo, será montada sobre estandes na Praça Augusto Severo, Largo do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, antiga Rodoviária, na sexta-feira, 13 de março, a partir das 15:00 horas.

O responsável pela Galeria do Povo, jornalista e poeta Eduardo Alexandre, está conclamando os poetas da cidade a levarem seus versos para serem expostos durante o evento na Praça do Museu, com intensa programação festiva, incluindo apresentações do cantor areia-branquense Mirabô Dantas e o grupo Poetas Elétricos.

Eduardo Alexandre promete mostrar como era a Galeria do Povo, com alguns fragmentos das edições passadas nos muros da Praia dos Artistas e nas praças de Natal. “Levarei um pouco do que foi o Dia da Poesia em outros anos em Natal. Levarei também poemas de autores norte-riograndenses já falecidos, poemas consagrados, mas o grande volume da exposição será recebido no local da mostra, como é característica da Galeria do Povo", disse Eduardo.

Nenhum comentário: