30 de abril de 2009

Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará retorna às ruas de Mossoró

Foto: Fred Veras
Cena da peça A Peleja do Amor no Coração de Severino de Mossoró.

No dia 7 de maio, o Grupo de Teatro O Pessoal do Tarará retorna às ruas de Mossoró para numa programação que vai desenvolver no Memorial da Resistência, na Avenida Rio Branco a partir das 16h30.

A programação servirá para mostrar aos mossoroenses, o resultado do trabalho realizado em Apodi, de janeiro a março deste ano, por ocasião do projeto ‘Apodi – Rota das Artes’, e constará de uma exposição fotográfica assinada pelo repórter fotográfico Fred Veras, apresentação do espetáculo ‘O Inspetor Geraldo’, exibição do documentário ‘Apodi – Rota das Artes’ em um telão, e lançamento da publicação O Pessoal do Tarará número 1.

Depois de quatro meses, O Pessoal do Tarará apresenta um de seus espetáculos em Mossoró. A última vez havia sido na Praça da Baixinha, no dia nove de janeiro, antes do grupo ir para Apodi. “Estamos com saudades do público de Mossoró. E mesmo neste período que estivemos fora, muita gente passava e-mail, telefonava, deixava mensagem no site, perguntando quando voltaríamos a apresentar na cidade. Então queremos convidar as pessoas para irem ao Memorial da Resistência, e poder compartilhar conosco esta programação especial”, explica o ator Antônio Marcos.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – O fotógrafo Mossoroense Fred Veras conferiu momentos do projeto, e registrou nesta exposição composta de trinta fotos, e que mostra momentos dos atores e do público, através do espetáculos apresentados nas ruas, zona rural e Casa de Cultura de Apodi. Fred Veras acompanha O Pessoal do Tarará desde 2003, e esta já é a quarta exposição fotográfica que ele produz com o grupo. “Para mim é um orgulho poder registrar estes momentos. Ver o teatro bater à porta de quem nunca o viu. A criança correr com o tamborete para a apresentação. A mulher, que sem dinheiro para comer, sem a janta, mas para e se alegra com O Pessoal do Tarará”, enfatiza Fred Veras.

DOCUMENTÁRIO – Esta é a quarta produção em vídeo do grupo. Além do documentário ‘Apodi – Rota das Artes’ o grupo já produziu um documentário sobre o espetáculo ‘Sanduíche de Gente’ em 2004, um filme intitulado ‘Um Chão de Esperança’, em 2005, e o documentário do espetáculo ‘O Inspetor Geraldo’ lançado em 2006. ‘Apodi – Rota das Artes’ é um documentário de trinta e seis minutos, e que mostra a maneira que foi desenvolvido o projeto em Apodi. “Foi o nosso melhor trabalho em vídeo, já que tivemos a possibilidade de ter uma trilha original, assinada pelo cantor e compositor Zelito Coringa. Também a nossa visão está bem mais madura hoje, e por isso acredito que acertamos bem mais que nos outros”, comenta Dionízio do Apodi, que assina roteiro e direção do documentário.

PUBLICAÇÃO - Com tiragem de dois mil exemplares e de forma gratuita, assim será lançada a primeira edição deste jornal, que terá publicação trimestral, e não servirá apenas para divulgar as ações d’O Pessoal do Tarará, mas também para ajudar no debate e nas discussões do teatro em que estamos inseridos. Neste primeiro número, a edição é especial sobre o projeto ‘Apodi – Rota das Artes’, e chega com artigos de Aécio Cândido, Rokátia Kleânia e Dionízio de Apodi, além de galeria de fotos, matérias especiais, dentre outras seções.

O INSPETOR GERALDO – Com direção e adaptação de Dionízio do Apodi, e figurinos de João Marcelino, este espetáculo de rua estreou em agosto de 2005, em Mossoró, e contabiliza 127 apresentações por ruas, praças e zonas rurais de várias cidades do Estado, além de participação em diversos festivais de teatro do Brasil. “O Inspetor é um espetáculo que nos diverte muito. É muito bom de fazer. Sem contar o fato de podermos levar um dos grandes clássicos do teatro mundial, que é o Inspetor Geral de Gogol, de uma forma bem nossa, da nossa maneira”, explica o ator Madson Ney.
-
Mais informações sobre este e outros espetáculos d’O Pessoal do Tarará são obtidas na página

Nenhum comentário: