18 de abril de 2009

Notas da Bexiga Taboca

Alex Gurgel
Águas do Gargalheiras
Banda de música, repentistas, fogos de artifício e muita gente para ver o açude Gargalheiras sangrando, que começou a transbordar água no último domingo, dia 12. O açude Gargalheiras comemorou seu 50º aniversário de sua construção no início de abril explodindo água pela parede, como um choro sem fim desaguando no Rio Acauã. Durante milhões de anos, a natureza espremeu os serrotes formando uma garganta afunilada num estreito vale, onde desemboca o Rio Acauã. A mão do homem represou o rio e formou a enorme barragem Marechal Dutra, mais conhecido como Açude Gargalheiras. O Gargalheiras é um dos mais belos cartões postais do Rio Grande do Norte. Com capacidade para armazenar 40 milhões de metros cúbicos d’água, ele é o mais tradicional açude do Estado, atraindo milhares de turistas para Acari (260 km de Natal) que desejam apreciar o espetáculo da queda d’água na parede do açude quando está sangrando.

Marcelus Bob & Bob Crazy
Marcelus Bob e Bob Crazy fazendo presepada pelo Grande Ponto natalense e ainda cooptando um incauto taxista, a quem convenceram atropelar um deles em plena Rua João Pessoa. O s dois malucos realizaram uma performance em homenagem ao saudoso cientista Albert Hofmann, inventor do LSD, que agora em abril faz um ano de sua morte.
Assista ao vídeo:
http://www.youtube.com/bobcrazybrasil

Ensaio fotográfico
A Prisma e a Aphoto realizam um ensaio fotográfico com modelos. O evento é aberto para qualquer fotógrafo que queira “treinar” seu olhar com modelos profissionais. O evento acontece nessa terça-feira (feriado de Tiradentes), a partir das 14 horas, em Ponta Negra. O ponto de encontro será no final do calçadão da praia, na escadaria com acesso a descida do Sesc, sentido da via costeira. O ensaio acontecerá um pouco mais adiante, perto do hotel que inicia a via costeira. O ensaio fotográfico é moda praia: biquíni, maio, acessórios de praia, etc. Não há cobranças de taxa para participar, mas o fotógrafo se compromete a entregar um CD com as fotos das modelos como forma de cachê. Mais informações com Adrovando Claro: 9431-8366.

Capital da Cultura
O Bureau Internacional de Capitais Culturais confirmou que São Luís (Maranhão), na sua condição de Capital Brasileira da Cultura 2009, terá um espaço específico no Centro Internacional de Documentação de Capitais Culturais de Atenas (Grécia), cidade que foi a primeira Capital Cultural da história, em 1985, com o título de Capital Européia da Cultura. Toda a documentação que a “Capital Brasileira da Cultura São Luís 2009” produza durante este ano será arquivada nesse Centro e disponibilizada para futuros estudiosos e historiadores, igualmente como será feito no arquivo histórico do Bureau Internacional de Capitais Culturais, em Barcelona.

Prêmio de Poesia
A revista cultural Oca das Letras está lançando o I Prêmio Sepé Tiaraju de Poesia Ibero-Americana – 2009. As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de agosto, por meio do site do projeto. O prêmio contempla poesias concebidas nas línguas portuguesa, espanhola e Guarani. Os trabalhos contemplados farão parte de uma antologia poética contendo três poemas de cada um dos 20 primeiros colocados. Também será publicado um livro do autor vencedor. Os concorrentes poderão participar com três poesias, cada uma limitada a 25 linhas de 60 caracteres. As obras inscritas deverão ser inéditas e não podem ter sido premiadas em outro concurso de poesia. Outras informações na página da revista: www.ocdasletras.com.br/

E-mail recebido do Rio Grande do Sul
Obrigada Alex, havia navegado horas pela net procurando informações sobre Santa Cruz do Inharé (e demais municípios potiguares, onde haverá concurso publico) quando deparei-me com seus blogs! Confesso: repassei todos e estou satisfeita com o resultado! Decisão: vou pra 'la tierra da Santa Cruz' e q seja o q Deus quiser! Se tiver tempo e quiser me adicionar, adoraria saber mais sobre essa terra: Grande abraço e parabens pelo trabalho lindo que fazes, divulgando em palavras e imagens, sua cidade, seu estado! Maria Julia Macagnan - Ijui, RS, terra dos pampas, na outra ponta do mapa do Brasil! marialoenina@hotmail.com

2 comentários:

Moacy Cirne disse...

Pô, cara, eu não sabia que o Gargalheiras já estava sangrando... Mas discordo de você numa coisa: o Itans parece-me mais tradicional. Ah, sim, devo publicar seus 10 POETAS POTIGUARES no Balaio de amanhã, junto com essa foto.
Um abraço.

Moacy Cirne disse...

Balaio!
Balaio!