17 de maio de 2009

A cavilação de Silvério Pessoa durante o MPBeco

Alex Gurgel
Sendo da mesma geração de “frevistas” pernambucanos, Silvério Pessoa não é tão famoso quando o conterrâneo Alceu Valença. Mas, este blogueiro pensa que ele é muito mais cheio de frescura na hora de cantar. Pense num cabra caviloso!

Silvério Pessoa ficou de fazer um show no Beco da Lama desde o ano passado, também durante o MPBeco. Mas, naquela ocasião um toró dos diabos não deixou que acontecesse a cantoria.

Um ano depois, o show aconteceu. Primeiro ele exigiu que a organização do MPBeco preparasse tudo para o show acontecer às 17:30, como estava programado. Palco armado, iluminação funcionando, o som de primeira, todos pronto para começar o show.

Silvério Pessoa começou a “passar o som” por volta das 17 horas e foi logo avisando a equipe técnica que o show começaria lá pras 7 da noite... Mesmo quando começou a cantar, ele disse que estava fazendo o show no sacrifício porque o “som não estava legal”. Por mais de duas horas, sua equipe cutucou todos os pitocos dos equipamentos sonoros.

No meio do show, quando cantava “coração bobo”, Silvério Pessoa ainda deu um ataque de histeria, mandando parar tudo porque o som não estava como ele queria. Pediu desculpas ao público e disse que iria cantar assim mesmo, com um som nada legal.

Ou Silvério Pessoa pegou a síndrome de João Gilberto, um cantor cheio de frescuras, ou o pernambucano é mais folgado do que confeito de hortelã em boca de banguela. Tá certo que o cantor não vá cantar com um som reieira, mas tanta frescura assim só lá pras bandas de Olinda, onde ele reina soberano. Depois de Alceu, é claro.

6 comentários:

Mônica Danuta disse...

oura mais..
já pensou..

Anônimo disse...

Mas o som tava mesmo terrivel... as primeiras musicas do festival estavam apenas incompreensivel, nao dava pra entender nada. Uma ´pena, as musicas muito boas, porem, penso que algumas foram prejudicadas pelo som.

Titio disse...

Olá Alexandre. Sou o operador de áudio de Silvério Pessoa. Tenho também um Blog aonde comento sobre os bastidores dos shows e eventos em que trabalho. O endereço é < www.titioeosbastidoresdeumshow.blogspot.com >
Lá eu vou dar mais detalhes sobre o acontecido em Natal. Estou tomando coragem para escrever sobre este show de Silvério Pessoa no MPBeco. Sempre tenho preguiça de escrever, pois não sou do ramo como você. Por isso fui ao dicionário para ver o que era “caviloso”. Não tenho vergonha de falar que não sei o significado. Se eu errar na concordância e acentuação no texto aqui, dê um desconto. Acho também que não é muito aconselhável você dizer que um som é DE PRIMEIRA, pois você não domina o assunto.
O que aconteceu lá não foi “manha” nossa. Tentamos simplesmente ajustar o som às nossas necessidades, que aparentemente parece ser simples, mas não é. Não usamos monitores de chão no palco. Todos os músicos usam fones, pois em algumas músicas usamos metrônomo para manter o andamento sempre correto, e usamos bases eletrônicas também. Posso te garantir que aquele som que estava lá NÃO era de primeira como você falou. Não posso dizer também que foi o pior som que peguei na vida, mas está longe ainda para ser chamado DE PRIMEIRA. Para você ter uma pequena idéia, cada lado do som da frente estava falando de um jeito! O som “pendia” para o lado esquerdo por causa desta deficiência. Pode ser um detalhe simples para leigos como você, mas para quem trabalha com isso, já é um grande motivo para não receber o título de som DE PRIMEIRA.
Pelo fato de todos estarem de fones, a coisa complica mais. Qualquer ruído indesejado nos fones atrapalha muito. E isso foi uma das causas para a demora. Levamos até nossa mesa de monitor, pois sabíamos que a mesa disponível no evento não era uma mesa DE PRIMEIRA. Não vou entrar aqui em detalhes técnicos. Muitos artistas e bandas renomadas não aceitam esta mesa! Simplesmente falam que não fazem o show com esta mesa. Não é o meu caso (ainda).
Saímos cedo de Recife (antes da 7 da manhã) justamente para dar tempo para passar o som. Chegamos um pouco depois das 11h. Quando chegamos ao local, o palco ainda não estava pronto, e só conseguimos começar nosso trabalho depois das 16h! E posso te garantir também que se o equipamento estivesse em perfeitas condições, daria tempo para fazer tudo e Silvério Pessoa não pararia o show para ajustar o som no palco. Trabalho com ele desde 2004 e sei que ele parou o show porque não dava mesmo para continuar, pois não se escutava nada direito lá no palco. E sem escutar nada direito, não dá para tocar no ritmo correto e cantar no tom certo, que para muitos é um detalhe besta atualmente, mas para Silvério Pessoa (e equipe) é uma obrigação. Coincidência ou não, os dois artistas com “mais estrada” pararam o show para ajustar o som no palco, não foi?
Não posso comentar mais sobre os problemas no palco, pois eu não estava lá. O nosso operador de monitor comentou que os problemas ocorreram por causa das conexões (cabos ruins).
Qualquer dúvida (técnica), estou à disposição.
Um abraço.

Anônimo disse...

Olá Alexandre
Sou da produção do Silvério. Realmente o que nosso tecnico comentou é pura verdade e estou escrevendo para justificar alguns pontos em sua crítica. Primeiro o Silvério é um artista que zela muito pela qualidade do palco, do som e da equipe, isso ele faz em qualquer local seja no Brasil ou nas Tours pela Europa (veja o livro Nômade de Silvério lançado em dez/08 onde ele registra seu diário de viagem)e no MPBECO houve um atraso por conta das passagens de sons dos concorrentes e problemas tecnico do som local, por isso começamos a passar o som com quase 2 horas de atraso inclusive já com o público presente. O Silvério não é caviloso nem chato, posso te garantir que ele sabe o lugar que ocupa em um mercado de tanta mediocridade e de uma sistema de rádio e TV que não funciona democraticamente, só pagendo.Como artista investidor ele sabe que não é conhecido como Alceu, porém trabalho o ano todo aqui no Brasil e exterior cativando as pessoas, coisa que ele tem intrínseco. Mas o que Silvério faz é para oferecer ao público um trabalho honesto e de qualidade. Naquela hora que ele parou simplesmente o fone estava com ruídos fortes e ele nem os músicos conseguiam tocar, esses ruidos não foram escutados pelo público só nos fones deles. Silvério é humilde, cara simples e tem uma afetividade especial com Natal. Peço desculpas pelos problemas e esperamos em outra oportunidade oferecer um espetáculo 100% melhor que esse show. Abraços.
Produção Executiva

Deise Areias disse...

Alex, concordo plenamente com as suas palavras, ô homi cheio de pantin esse tal de Silvério Pessoa!

Anônimo disse...

Ataque histérico? Tem certeza que estavámos no mesmo show? O que eu vi foi um músico preocupado em oferecer ao público um show de qualidade, na medida do possível é claro. No momento desse "ataque histérico" o que presenciei foi um artista pedindo humildemente desculpas ao público pela má qualidade do som. Silvério se mostrou sim um músico profissional que não se contenta com o amadorismo que muitos músicos ainda aceitam. Além do que, já tive a oportunidade de conhecer pessoalmente Silvério Pessoa e posso afirmar que de "caviloso" ele não tem nada, ao contrário, é de uma simpatia e humildade que chega a incomodar. Além de exemplo de músico, ele também é um exemplo de ser humano, professor, educador, escritor... e por aí vai os melhores adjetivos possíveis.
Gabriella Gerber (estudante de Rádio e TV)