8 de maio de 2009

Civone por Civone

Peformance de Civone com "Livrocorpo" durante o 2º Encontro Natalense de Escritores, em 2007.
Fazendo Arte?

Trabalho com diversas mídias, suportes e linguagens, temáticas convergentes e díspares. Sou poeta, performer, produtora de arte e cultura. Ser potiguar, é ser herói e ser artista, aqui, é mais ainda. Escrevo, pinto, fotografo, bordo, filmo, danço, atuo, monto, misturo, costuro... Enfim, quietude não é algo constante nem na minha vida nem nas minhas criações. Recentemente, além da Curadoria do XI Salão de Artes do Natal (2007/2008), participei da Mostra de Livros de Artistas, durante o 2º ENE (2007) com o título LIVROCORPO; também realizei a mostra “Arte à Trois” juntamente com os expoentes Allan Talma, potiguar e o francês, Goulven Jagot no Bardallos Comida & Arte e em Nalva Melo Café Salão.

Iniciei uma série que se chama ODE À XANANA - flor símbolo de Natal, que foi exposta no último 8 de Maio, na Capitania e até hoje, espalho por aí, a minha Ode à Xanana; participei da Mostra DA PERMEABILIDADE DO BELO, no último 8 de Março, também na Capitania, com a obra VULV'ARS POÉTICA; finalizei dois curtas, o experimental “Privatesfera, ou a vida pública da mulher” e o documentário “14 de Março, todo dia – dia da poesia” captado em 2006, lançado este ano.

Em andamento temos a segunda leva do projeto “Arte da Esquina do Brasil” que sucedeu no ano 2000 e programamos nova itinerância entre Áustria-Holanda-França e Brasil - provavelmente para 2010; estamos dando continuidade ao projeto “Ecos do Bairro” do ICAP – Instituto Cultural e Audiovisual Potiguar, do qual faço parte – de fomento e difusão da cultura em nossa cidade. Para outubro próximo, dentro da Retrospectiva dos 15 Anos do Café Salão, da Nalva Melo, vamos relançar o livro ESCRITURAS SANGRADAS, 10 anos depois...

Musicada... Na música, este ano saem 2 parcerias em CD, cada um com um poema meu musicado, um no CD do Helder Gomes com o 'poemúsica' Arbítrio e o outro no CD do Esso Alencar, premiado pelo Projeto Pixinguinha com o 'poemúsica' Cantilena ao Sereno. E breve sai a segunda Coleção "comSUMAcivone" da grife potiguar MODE'RN com poemas e imagens em diversos suportes, tais como camisetas, pôsteres, postais, bolsas e que tais... Ufa! É só aguardar!

Viver de arte?

Ainda como artista potiguar, de veia alternativa, independente e não-submissa estou longe de viver de-e-num mercado inexistente, principalmente para quem não faz concessões como eu. Em geral, a minha produção artística não se enquadra como produto, não está à venda. Quem compra poesia e livros de poema? Quem compra uma Performance? Quem compra uma Instalação? Quem compra Documentários e Vídeo-Arte? Estes são os meios/mídias principais de minha ação como artista e quando houver estas respostas – se houver –, ainda estarei produzindo e vazando pelos poros e em todo o canto a minha arte, a minha humana expressão.
-
Eu não estou a venda, mas, do que produzimos... Quem quer comprar? Não é porque essa resposta não vem que vou deixar de ser o que sou: uma múltipla artista. Felizmente Natal não é de todo uma ilha – que muito amo, inclusive – e existem diversos mercados e meios onde minha arte tem espaço e resposta, demanda e respeito e é assim, que viver nessa cidade, é exclusivamente para mim, por laços afetivos e pura inspiração.

Um comentário:

BAR DO BARDO disse...

Quanto fôlego, artista!

Parabéns!