13 de maio de 2009

Conferência debate rumos da cultura em Natal

Evento acontece dias 19 e 20 de maio no auditório do Sesc – Centro. Conferência terá lançamento de sete editais de fomento à cultura, mesas redondas e explanações sobre iniciativas públicas, além da eleição do Conselho Municipal de Cultura.
-
Diretrizes, soluções e novas ideias para a cultura de Natal serão discutidas nos dias 19 e 20 de maio durante a III Conferência Municipal de Cultura. Os interessados em participar do evento podem se inscrever até 19 de maio na Capitania das Artes, das 8h às 17h. A Conferência acontece no auditório do Sesc – Centro, por trás da Escola Estadual Winston Churchill.

Com o tema “Cultura, Educação e Turismo para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade da Gente”, a Conferência visa mobilizar os diversos segmentos culturais da cidade, de modo a realizar, por meio de sugestões e críticas, ações que estruturem a cultura natalense. Mesas redondas e grupos de estudo da cultura fazem parte da programação.

Além disso, está previsto está o anúncio de sete editais de fomento à cultura, feito pela prefeita Micarla de Sousa e pelo presidente da Funcarte, César Revorêdo. Outro ponto relevante será a eleição do Conselho Municipal de Cultura (CMC), que gerirá o inédito Fundo Municipal de Cultura. O Plano Municipal de Cultura também estará na pauta do evento. Para se candidatar ao conselho, é preciso estar inserido no Cadastro Municipal de Entidades Culturais (CMEC) há pelo menos seis meses, e se inscrever até dia 18 de maio na Funcarte.

Outro aspecto importante da III Conferência Municipal de Cultura será a apresentação das mudanças e aperfeiçoamentos no Programa Djalma Maranhão (municipal), na Lei Rouanet (federal) e o lançamento dos editais municipais de cultura que serão lançados pela Funcarte.

Programação dia 19/05 (terça-feira)

A III Conferência inicia às 8h, com o credenciamento do público presente, estimado em 200 pessoas. Em seguida, o Plano Municipal de Gestão Cultural e os sete editais de incentivo à cultura serão lançados pela prefeita e pelo presidente da Funcarte.

O evento prossegue com as mesas redondas, cada uma com duração de 20 minutos. O tema central da mesa da conferência será “Cultura, Educação e Turismo para o Desenvolvimento Sustentável da Cidade da Gente”. A primeira conferencista é Scilla Gabel, coordenadora do Programa Djalma Maranhão, que falará sobre “Desafios e mudanças na Lei Municipal Djalma Maranhão”.

A segunda mesa é composta por um representante do Ministério da Cultura (MinC), que explica o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Cultura, a II Conferência Nacional de Cultura a as mudanças na Lei Rouanet. A mesa seguinte articula cultura e turismo para o desenvolvimento sustentável de Natal, com um representante da Secretaria Municipal de Turismo (Sectur). A última mesa traz como convidada Rosângela Ferreira, da Secretaria Municipal de Educação (SME), que mostra como articular cultura e educação na cidade.

Às 12h15 será oferecido almoço aos participantes. Às 14h, têm início os Grupos de Trabalho, que irão, durante uma hora, debater sobre avanços e novas propostas para diferentes áreas culturais. São cinco grupos: “Produção simbólica e diversidade cultural”, “Cultura, cidade e cidadania”, “Cultura e desenvolvimento sustentável”, “Cultura e economia criativa” e “Gestão e institucionalidade da cultura”. Os grupos apresentam os resultados dos diálogos às 15h30 e, às 17h30, é encerrado o primeiro dia do evento.

Programação 20/05 (quarta-feira)

O segundo dia da III Conferência Municipal de Cultura começa com mesas redondas às 8h30 — também com 20 minutos de duração cada — com esclarecimentos sobre o Fundo Municipal de Cultura. Serão duas mesas: uma com Ilana Félix, da Assistência Técnica da Funcarte, que explica os aspectos legais e gerenciais para a implantação do Fundo, e a outra sobre “Políticas de Crédito e critérios de apresentação de projetos culturais ao Banco do Brasil”, composta por Shirley de Moura, da superintendência do BB.

O credenciamento dos candidatos ao Conselho Municipal de Cultura de Natal (CMC) será feito às 9h. Vale frisar que só estão aptos a concorrer os que estiverem cadastrados há pelo menos seis meses no CMEC. A eleição para o CMC acontece das 10h às 11h. Serão escolhidos cinco representantes dos artistas e seus suplentes.

Nenhum comentário: