5 de maio de 2009

Notas da Bexiga Taboca

Dança e Quadrinhos
O Governo potiguar, por meio da Fundação José Augusto, lança mais dois editais na área de cultura, que contemplam dança e quadrinhos. O primeiro é o Prêmio de Dança Roosevelt Pimenta que objetiva a seleção de projetos de espetáculos para circulação em duas cidades do estado, que não a de origem do Grupo/Companhia. O aporte é de R$ 41.100,00. Cada trabalho selecionado irá receber R$ 8.220,00. O segundo é o Prêmio Moacy Cirne de Quadrinhos. O prêmio prevê a seleção de 10 quadrinistas populares que integrarão uma coletânea de quadrinhos e receberão ao todo 40 mil reais distribuídos entre primeiros e segundo lugares das categorias Infantil, Histórico, Aventura/Humor e Ficção, Jovens Artistas e Tema Livre. Mais informações (84) 3232-5352.

Funarte prorroga prazo
A Fundação Nacional de Artes (Funarte) prorrogou o prazo para apresentação de documentação dos contemplados ano passado com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz e o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna. O edital prevê que os proponentes apresentem a documentação em no máximo dez dias após a divulgação do resultado no Diário Oficial da União, para a assinatura do termo contratual e posterior concessão da premiação. Esse prazo, que terminaria em 30 de abril de 2009, foi prorrogado por mais trinta dias, passando para a encerrar dia 30 de maio. A relação dos projetos contemplados foi divulgada no dia 20 de abril de 2009. Outras informações:
www.funarte.gov.br/

Cultura Viva
Após cursos à distância, os representantes de todo o Brasil das iniciativas para o Prêmio Cultura Viva – Formação, se encontram para a última etapa do projeto, durante este mês de maio. O encontro do Nordeste acontece de 27 à 30, no Recife, e reúne representantes das semifinalistas nordestinas e dos Pontos de Cultura contemplados com o Prêmio Escola Viva. Outras informações:

França no Brasil
A Bahia deve receber cerca de 50 eventos relacionados ao Ano da França no Brasil até o final de 2009, por conta das parcerias entre o governo francês, a Secretaria de Cultura do Estado e várias instituições locais e nacionais. Na programação estão atrações de música, artes visuais, audiovisual e artes cênicas. Outras informações:

Festival de Música de Pombal
Inicia nesta quinta-feira, na cidade paraibana de Pombal, o 1º Festival de Música Popular (Fempop), com concorrentes de quatro Estados nordestinos. O evento, que acontece até sábado (9), será realizado no Largo da Praça Centenário, a partir das 20h, e tem o apoio do Fundo de Incentivo à Cultura do Governo do Estado (FIC). Foram selecionadas 24 músicas.

Prêmio Iphan
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), vinculado ao Ministério da Cultura, lança a 22ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade. A apresentação de propostas está aberta a empresas, instituições e pessoas de todo o país e as inscrições podem ser feitas até o dia 11 de maio nas Superintendências Regionais do Iphan. O prêmio está dividido em sete categorias. Divisão das categorias de outras informações:
www.iphan.gov.br/

Prêmio de Poesia Ibero-Americana
A revista cultural Oca das Letras está lançando o "I Prêmio Sepé Tiaraju de Poesia Ibero-Americana – 2009". As inscrições são gratuitas e estão abertas até 31 de agosto. O prêmio contempla poesias concebidas nas línguas portuguesa, espanhola e Guarani. Os trabalhos contemplados farão parte de uma antologia poética contendo três poemas de cada um dos 20 primeiros colocados. Também será publicado um livro do autor vencedor. Os concorrentes poderão participar com três poesias, cada uma limitada a 25 linhas de 60 caracteres. As obras inscritas deverão ser inéditas e não podem ter sido premiadas em outro concurso de poesia. Outras informações:
www.ocadasletras.com.br/

Cinema Ibero-americano
Abertas até 15 de junho as inscrições para a segunda convocatória anual do Ibermedia. O programa, que visa estimular a promoção e distribuição de filmes ibero-americanos, faz parte da política audiovisual da Conferência de Autoridades Cinematográficas Ibero-americanas (CACI). O fundo é atualmente ratificado por 15 países membros, incluindo o Brasil, que financiam a iniciativa através de cotas anuais pagas à CACI. Nesta convocatória serão contemplados projetos de formação de profissionais, co-produção de filmes, desenvolvimento de projetos de cinema e televisão, além de vendas internacionais. A convocatória para as linhas de distribuição e exibição foi aberta em dezembro de 2008 e continua até 15 de junho. Editais e outras informações:

Comunicurtas - Festival Audiovisual de Campina Grande
Estão abertas até o dia 26 de junho as inscrições de vídeos para a quarta edição do "Comunicurtas - Festival Audiovisual de Campina Grande", que acontece de 24 a 28 de agosto. Este ano, o evento homenageará a atriz paraibana Marcélia Cartaxo. Além das mostras competitivas de curtas-metragens, o festival contemplará reportagens de televisão, com a Mostra Tropeiros de Telejornalismo, e peças publicitárias na mostra A Ideia é... voltadas à produções paraibanas. Para participar o interessado deve preencher a ficha disponível na página do Comunicurtas e enviá-la até o dia 26 de junho, por sedex, juntamente com uma cópia do vídeo para o endereço: Departamento de Comunicação Social da UEPB, Rua Pedro I, S/N - bairro São José - CEP 58.107-615 - Campina Grande – PB. A postagem deve ser enviada aos cuidados de André da Costa Pinto. Maiores informações:

Nenhum comentário: