22 de maio de 2009

Novo Conselho de Cultura Natalense é eleito

Votação do Conselho de Cultura durante a III Conferência Municipal de Cultura.

No início da semana, durante dois longos dias, gestores públicos, artistas e produtores culturais compareceram em peso aos dois dias de evento da II Conferência Municipal de Cultura, ocorrida no auditório do Sesc, em Natal. No segundo dia, houve a participação ativa da área artística na seleção de seus representantes.

A III Conferência Municipal de Cultura consistiu num canal aberto e democrático entre a população com o poder público. Os músicos, produtores, jornalistas, escritores, poetas, artistas criticaram, sugeriram novas idéias, tiraram dúvidas e tiveram a oportunidade de assistir a palestras com representantes de vários segmentos culturais.

No segundo dia pela manhã, durante a III Conferência Municipal de Cultura, artistas e produtores culturais elegeram os cinco titulares e cinco suplentes que farão parte do novo quadro do Conselho Municipal de Cultura. Os outros cinco representantes serão selecionados pela prefeita natalense Micarla de Sousa.

Uma das principais funções atribuídas à entidade é a gestão do “Fundo Municipal de Cultura”, “uma verba direta que vai injetar recursos e fomentar mais as atividades culturais do município”, escreveu o jornalista e produtor cultural Anderson Foca. “Se o fundo for mesmo aprovado é esse Conselho que vai definir o que vai ser feito e como vai ser distribuída essa verba”, afirmou.

Os titulares eleitos foram, por ordem decrescente de quantidade de votos, a produtora cultural Daniele Brito (12 votos), o músico e diretor do grupo Folia de Rua, Jorge Negão (10 votos), o roteirista Paulo Laguardia (07 votos), a produtora cultural Janaína Sena (07 votos) e a Federação das Quadrilhas Juninas Estilizadas e Tradicionais do Rio Grande do Norte (06 votos).

Os suplentes selecionados, que podem se tornar titulares em caso de renúncia, são o produtor cultural Kaleb Melo (1º suplente), a empresa RL Serviços Empresariais, representada por Vitor André (2º suplente), Josenildo Brasil, da Sociedade dos Poetas Vivos e Afins – SPVA (3º suplente), a Associação das Escolas de Samba e Tribos de Índios – ASTIN (4º suplente) e o produtor cultural Genildo Mateus (5º suplente).

Nenhum comentário: