15 de junho de 2009

Bloomsday em Natal

clique no cartaz para ampliar e ver a programação
-
No dia 16 de junho de 1904, Stephen Dedalus e Leopold Bloom iniciaram suas jornadas épicas por Dublin no livro “Ulisses”, de James Joyce, o romance moderno mais lido e aclamado do mundo.

De acordo com o poeta e professor de literatura da UFRN, Chico Ivan, um joyceano convicto, em primeira leitura de Ulisses, o leitor comum fica encantado, acima de tudo pelo impressionante realismo psicológico da narrativa.

Bloomsday, como é conhecido, tornou-se uma tradição para os entusiastas de James Joyce em todo o mundo. As celebrações geralmente incluem leituras, seminários, conferências, assim como montagens teatrais e improvisações de cenas da história.

Organizado pelo Departamento de Letras da UFRN e pelo Sebo Vermelho, o Bloomsday em Natal contará com mostras de filmes, mesas-redonda e lançamento de livros em diversos pontos da cidade.

Ainda ocorrerá o lançamento do livro “Panorama do Bloomsday em Natal", organizado por Francisco Magno de Araújo. Contendo mais de 200 páginas, o livro está bem cuidado e bem feito contando com dezenas de fotos, recortes de jornal, etc...

O livro ficou realmente à altura desse evento que o Professor Francisco Ivan promove há 23 anos em Natal, entrando em sintonia com os amantes de Joyce do mundo inteiro. O lançamento será às 11 horas da manhã no Sebo Vermelho e à noite, no hall da Biblioteca Zila Mamede.

Nenhum comentário: