15 de junho de 2009

De volta ao batente depois de um feriado invocado

Alex Gurgel
Artesão do barro no Alto do Moura, em Caruaru, no sertão agrestino pernambucano.

O funcionário do Grande Ponto aproveitou o feriadão para viajar através do sertão pernambucano e foi parar em Caruaru, Capital Mundial do Forró, onde se concentra um grande “arraia” junino. Eles dizem que é o “maior São João do mundo”, concorrendo com a cidade paraibana de Campina Grande para ver quem faz a maior festa matuta do planeta.

Este blogueiro aproveitou a oportundade e colheu fotos e informações sobre as comemorações dos 100 anos do Mestre Vitalino, celebrado esse ano. A sequência de matérias sobre o “mestre bonequeiro” será publicada no jornal O Mossoroense e neste espaço a partir do próximo final de semana.

Na comunidade chamada Alto do Moura, onde morou e morreu o Mestre Vitalino, há centenas de seguidores, que ganham a vida fazendo os bonecos figurativos de barros que projetaram Vitalino de Caruaru para o mundo.

Na volta à Natal, o blogueiro aproveitou o sábado e o domingo em Recife para passear, fotografar e colher informações para futuras matérias. Com centenas de emails na caixa postal, o Grande Ponto começa a voltar ao normal essa semana com muitas novidades culturais.

2 comentários:

Leilane disse...

Muito bem! Ao trabalho Sr. Alex! rsrsrs Grande abraço!

Rachel disse...

Com imensa alegria vi e li esse texto!
Sou Caruaruense e apreciadora da arte do barro...O Alto do Moura é "uma cidade" de belas imagens, trabalhos belíssimos, feitos com a mais pura alma e história sertaneja.
Parabéns pela divulgação da nossa terra, da nossa arte, do nosso povo!
Beijos