5 de junho de 2009

"Cidade Sustentável" é lançado em Natal no Dia Mundial do Meio Ambiente

Gilka da Mata é promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte.

Hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, Natal dá um grande passo em busca da sustentabilidade. Por ocasião das comemorações em torno da data, que desperta maior interesse e reflexão das pessoas para a temática ambiental, será lançado o livro Cidade Sustentável, escrito pela Promotora de Justiça de Defesa do Meio Ambiente do Rio Grande do Norte, com atuação em Natal, Gilka da Mata.

De forma inédita e em linguagem acessível, o livro integra e fundamenta legalmente três temas de base relativos à Sustentabilidade: Política Urbana, Meio Ambiente e Saneamento Básico.

Com fotografias e projeto gráfico de Fernando Chiriboga, são cerca de 400 páginas divididas em diversos capítulos e tópicos. O que poderia ser cansativo e maçante, é apresentado como uma leitura leve e agradável, já que a autora, filha de professora e formada em Letras e em Direito, utilizou o método indutivo para costurar várias idéias simultaneamente.

A apresentação da obra foi realizada pelo Dr. Hugo Nigro Mazzilli, renomado jurista brasileiro, presidente da Associação Paulista do Ministério Público, autor de inúmeros livros, teses, artigos jurídicos, sendo colaborador das principais revistas especializadas do país. Segundo Mazzilli, "até mesmo o indivíduo que deseje exercer plenamente seus direitos de cidadania, deverá ter contato com essa obra extremamente útil e acessível".

Um dos objetivos da publicação, segundo Gilka da Mata, é compartilhar conhecimentos que possibilitem aos moradores da cidade a participação ativa no novo modelo de gestão democrática urbana, estabelecido no Estatuto das Cidades, e o exercício do controle social em temas que costumam ficar restritos às áreas técnicas como abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, drenagem e resíduos sólidos.

Com o intuito de fortalecer os princípios da Informação e da Participação, a autora buscou o patrocínio da Petrobras para imprimir 1000 exemplares do livro, todos identificados com a marca da empresa, para serem gratuitamente distribuídos em bibliotecas, escolas, universidades, entidades do terceiro setor e demais espaços que propiciem a disseminação coletiva do conhecimento. O evento de doação dos livros será realizado na Petrobras às 9h da manhã, no auditório da empresa em Cidade da Esperança.

Um comentário:

Luiz Alberto Machado disse...

Maravilha tudo por aqui, meu amigo. Conferi tudo e tô atualizado. Indicarei nas minhas páginas, como sempre.
Abração & tataritaritatá!!!!
www.luizalbertomachado.com.br