5 de junho de 2009

Artesãs vão à luta e montam um catálogo de produtos

A Associação Rede de Sonhos é formada por mulheres que estão em superação das dificuldades sociais e financeiras e que foram à luta, buscaram parcerias e com base em seu trabalho estão lançando uma coleção de produtos, com catálogo de peças de artesanato e trabalhos manuais, mas com um toque diferenciado e ao mesmo tempo baseado nas técnicas tradicionais. Tudo começou com um encontro em um curso fornecido pelo CEDECA Casa Renascer.

A Associação tem como objetivo fortalecer-se política, econômica, ecológico e socialmente através da produção/comercialização de artesanatos, gerando renda e afirmando sua autonomia enquanto mulheres cidadãs. São guerreiras que tecem, produzem, aplicam e estampam em suas peças sonhos, flores, desejos, vitórias.

Neste último ano a Rede de Sonhos tem contado com colaboradores e instituições parceiras que ajudam no desenvolvimento das peças e comercialização, mas ainda é necessário muito mais. O caminho para solidificar esse trabalho artesanal ainda é longo.

A Rede de Sonhos apresenta com este catálogo produtos que enaltecem qualquer ambiente, do rústico ao mais refinado em uma composição que prima pela qualidade, cor e linguagem que mescla tanto o tradicional (das técnicas de artesanato e trabalhos manuais) como no contemporâneo (da disposição, cortes, montagem das peças). São mais de 30 peças que envolvem desde decoração a utilitários.

Outro fator primordial na essência do trabalho realizado é a preocupação ambiental. As matérias primas são pensadas no conceito de reciclagem total e neste sentido, as habilidosas artesãs vêm desenvolvendo contatos com fabricantes, lojas e comerciantes em busca dos resíduos têxteis, favorecendo, assim o nosso ecossistema. Fora as metas contra desperdício e o trabalho de conscientização que as mesmas levam para dentro de casa.

A partir da participação das mulheres em cursos de redes e tapetes do CEDECA – Casa Renascer nasceu a semente que viajou pelo ar e frutificou (tal qual a logo da Rede de Sonhos). O CEDCA Casa Renascer é um Centro de Defesa de Crianças e Adolescentes que tem como propósito institucional “Defender os direitos humanos de crianças e adolescentes na perspectiva de fortalecer a democracia superando as desigualdades e as injustiças sociais”. É também uma instituição que possibilita e fomenta a formação e assessoria de grupos autônomos de produção de mulheres dentro na perspectiva da economia solidária.

Local: Movelaria – Av. Eng. Roberto Freire, Capim Macio,
Dia: 10 de junho de 2009 (quarta-feira)
Horário: 19h

Nenhum comentário: