2 de junho de 2009

Lançamento do livro "Quem matou Paracelso?", de Edvaldo Alves

Nova obra do potiguar Evaldo Alves de Oliveira tem como pano de fundo a história de Paracelso, médico, alquimista e pensador que morreu em 1541. A publicação será lançada na próxima quarta-feira, dia 03, às 18h30, na nova Siciliano Midway Mall, agora no 3º piso.

A trama narra a história do jovem médico Osório, nascido no interior do Rio Grande do Norte, que logo após terminar um Curso de Pós-Graduação em Anatomia, recebe um convite para lecionar, como Professor Temporário, a disciplina de Anatomia Descritiva na Universidade Armorial, em Brasília, onde se iniciaria o Curso de Medicina no ano seguinte.

Para marcar a apresentação do novo professor aos demais componentes do corpo docente, foi marcada uma reunião, onde o médico (Osório) faria uma palestra sobre a História da Medicina. Ao apresentar seu roteiro sobre a palestra, ele fez referência, dentre outros vultos históricos, a Teophrastus, um botânico naturalista que fora pupilo e colaborador de Aristóteles, sucedendo-o no Liceu em 322 a.C.

Osório recebeu uma determinação da Diretoria da Universidade: não queria uma linha sequer sobre Paracelso, que Osório viria descobrir mais tarde chamar-se Teophrastus Bombastus Von Hohenhein. Pelo fato de não dispor de livros de história da medicina para seus estudos, Osório concentra suas buscas na Internet.

Percebendo que sua correspondência eletrônica estava sendo violada, Osório passa a tomar cuidado com o que escreve em seus e-mails. Após alguns contratempos, Osório decide esclarecer o motivo da preocupação dos Diretores da Universidade Armorial, e pede a dois amigos que o ajudem a levantar a vida de Paracelso. Um dos amigos, que estuda Matemática na Universidade de Cambridge, na Inglaterra, consegue informações importantes sobre a vida e a morte do médico e alquimista, que nasceu em 1493, na Suíça, e foi encontrado morto em 1541 em Salzburg, na Áustria. Há muitas teorias sobre a morte de Paracelso.

Na tentativa de descobrir quem matou Paracelso, Osório parte para Zurique, e lá uma mulher brasileira disse para ele: “Você é Paracelso”. E diz coisas aparentemente sem nexo, tais como “Para encontrar o que você procura, terá de ir à casa do filho de Salomé e Zebedeu. Terá que retornar no próximo dia variável do botafumeiro” etc... enigmas que Osório teria que decifrar.

Depois de percorrer o norte de Portugal, Osório chega à Catedral de Santiago de Compostela, na Espanha, onde tem a confirmação definitiva de quem são os autores da morte de Paracelso. Retorna ao Brasil, conclui seu trabalho e vai fazer sua apresentação no auditório da Universidade Armorial. Agora para saber como termina esta história... só lendo o livro.

Sobre o autor

Evaldo Alves de Oliveira é formado em medicina, com especialização em Pediatria e Homeopatia. Filho de um pequeno comerciante de uma cidade do interior do Rio Grande do Norte, tem dois livros publicados. O primeiro, “Reaprendendo a Brincar”, fala das suas memórias da infância. No segundo, “Escritos Menores”, trata de suas experiências como médico, em crônicas onde o humor flui junto com a seriedade dos temas. No momento, assina uma coluna na Revista do Sindmédico do Distrito Federal.

Nenhum comentário: