27 de julho de 2009

Em Natal, várias praias estão impróprias para banho

AG Sued
De acordo com o relatório do IFRN, a foz do Rio Potengi está poluída.

Em Natal e na Região Metropolitana da Grande Natal, as praias estão poluídas e impróprias para banho. O laudo técnico de balneabilidade foi feito pelo IFRN (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte) e divulgado para alertar a população.

Em Natal, estão impróprias para banho as praias de Mãe Luiza, Praia do Meio (na altura da estátua de Iemanjá), Praia do Forte, Redinha (na foz do Rio Potengi, perto da Igreja e nas barracas). Na Grande Natal, os pontos considerados impróprios são a praia de Tabatinga (Nísia Floresta), Pirangi do Sul, Pirangi do Norte, Rio Pium (Parnamirim), Redinha Nova, Barra do Rio e Graçandu (Extremoz).

O blogueiro não entendeu a razão da praia de Ponta Negra não fazer parte dessa relação. A Praia do Meio, do Forte, Redinha até Pirangi e tabatinga estão poluídas e Ponta Negra ficar fora dessa relação é estranho. Quem conhece Natal sabe que a praia de Ponta Negra fica entre as praias relatadas pelo IFRN.

Além do mais, Ponta Negra concentra uma população muitas vezes maior do que a rede de esgotos e saneamento básico pode suportar. Há centenas de “gatos” em esgotos que são despejados direto no mar. Meia hora de caminhada pela beira da pria de Ponta Negra pode ser percebido as canos dos esgotos. Ainda assim, a pria está fora da relação.

“Falta de saneamento e a chuva são fatores determinantes para o resultado negativo apresentado neste último boletim", disse por telefone o professor Ronaldo Fernandes, coordenador do projeto Água Azul no IFRN, ressaltando que semanalmente, os técnicos colhem amostras de água em diversos pontos do litoral potiguar e submetem a análise.

O alerta serve para que as pessoas evitem o banho de mar nas praias citadas. Afinal, existe outras maneiras para curtir a praia.

2 comentários:

Arissaputra disse...

hai ... I am from indonesia. a good place. you know indonesia? visit my blog for information, thank you ... from arissaputra http://budparindo.blogspot.com

Anônimo disse...

o motivo da praia de ponta negra não ter entrado na lista das praias inproprias para o banho é que ponta negra é o ponto turistico mais lucrativo de natal por este motivo
os hoteleiros junto com os politicos
não permitem que esta informação venha a tona!!!!!