15 de julho de 2009

Um Olhar sobre a Serra

Projeto leva oficinas nas áreas de fotografia, literatura de cordel, teatro e vídeo e jornalismo para jovens da comunidade.

O projeto Um Olhar sobre a Serra, realizado no município de Sítio Novo e na comunidade da Serra da Tapuia, encerra suas atividades nesta sexta-feira, 17, com a realização de um festival de apresentações culturais organizado com a participação dos alunos do projeto e toda a comunidade. As apresentações culturais serão na escola Municipal José Machado de Souza, na Serra da Tapuia, a partir das 19h..

O projeto contemplou a realização de um Ciclo de Oficinas nas áreas de Literatura de Cordel, Fotografia, Produção de vídeo, Jornalismo Cultural e Teatro. As atividades foram desenvolvidas nas duas localidades e envolveram cerca de 200 moradores que receberam capacitação técnica para aprenderem a lapidar suas riquezas culturais. Além das oficinas, os moradores também tiveram acesso a exibições gratuitas de cinema, com o CineSerra, sempre realizado aos sábados à noite, após as aulas da oficina.

Na programação de encerramento do projeto haverá apresentação de Literatura de Cordel, com cordéis produzidos pelos alunos durante a oficina, que foi realizada pelo cordelista José Acaci, além da distribuição folhetos de cordel. Haverá exposição de fotografias e a exibição do vídeo-documentário produzido pelos alunos da oficina de vídeo. Outra atração do evento será a encenação de um espetáculo teatral, como resultado da oficina de Teatro.

O evento é aberto e gratuito e os artistas locais terão espaço para apresentar suas produções artísticas, o rabequeiro da Serra da Tapuia, José Nezinho confirmou sua participação e fará a animação com muito forró pé-de-serra.

A iniciativa é uma realização do grupo Caminhos Comunicação & Cultura, coordenado pela produtora cultural Érica Lima, e patrocinada pelo Banco do Nordetse do Brasil, através do Programa BNB de Cultura. A produtora percebeu na realização de oficinas, uma forma de proporcionar a democratização do acesso à cultura para a população de Sítio Novo. Mais informações sobre o projeto e o evento de encerramento podem ser obtidas através dos seguintes telefones: 9176-5095 (Érica Lima) ou 9138-7111(Dayana Oliveira).

Nenhum comentário: