21 de agosto de 2009

Centro de Turismo homenageia Xico Santeiro no Dia Nacional do Folclore

AG Sued
A Galeria de Arte do Centro de Taurismo será palco para uma exposição homenageando Xico Santeiro.

O Centro de Turismo de Natal promove dia 22 de agosto, próximo sábado, a partir das 17h, a 5ª Mostra Coletiva de Escultores Potiguares, em comemoração ao Dia Internacional do Folclore. A ‘estrela’ da exposição, que vai contar com mais de 350 peças de 32 artistas do RN, é o escultor Xico Santeiro (in memorian), o maior nome da arte no Estado. Além dele, também serão homenageados os escultores José Bezerra e José Joaquim da Silva, ambos representantes da escola criada por Xico Santeiro no RN.

A curadoria da exposição é dos diretores da Galeria de Arte Antiga e Contemporânea do Centro de Turismo, Antônio Marques de Carvalho Jr. e Francisco Francinildo da Silva. A mostra será realizada na própria Galeria, localizada no 1° andar do casarão, e ficará em cartaz até o dia 15 de setembro. A visitação é aberta ao público de segunda-feira a domingo, de 8h às 19h. Todas as obras expostas serão comercializadas, exceto as de Xico Santeiro, que pertencem ao acervo particular dos curadores.

A programação do Dia do Folclore no Centro de Turismo de Natal inclui, além da mostra de escultores, debates com os professores Noilde Ramalho e Deífilo Gurgel, que falarão sobre os artesãos homenageados, e o lançamento das plaquetes: “Arte-artesanato, gastronomia e outros”, pela presidente da FAPERN, a professora Isaura Rosado.

Embora a abertura do evento esteja marcada para 17h haverá movimentação no Centro de Turismo desde o início da manhã com a presença de um trio de sanfoneiro, exposição de livros sobre a cultura popular, artesão executando trabalho na madeira, cerâmica e areia colorida e sorteio de duas cortesias da Marina Badauê e do Forró do Turista.

Nenhum comentário: